TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Biologia

Artigo: Questões De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES de BIOLOGIA 05

01) DÊ a importância da membrana plasmática das células. Como é composta?

RESP: A membrana plasmática é a estrutura que delimita todas as células vivas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. Todas as membranas plasmáticas celulares são compostas predominantemente por fosfolipídios e proteínas.

02) CITE a função da membrana plasmática.

RESP: A membrana plasmática separa o meio intracelular do extracelular, é uma porta seletiva que a célula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviados para o exterior, desenvolvimento, crescimento e manutenção são outras funções da membrana plasmática.

03) O QUE são receptores de membranas? Cite a função desses receptores.

RESP: Receptores são moléculas acopladas às membranas celulares, sua função é o reconhecimento de células diversos tipos de moléculas (hormônios).

04) O QUE se entende por sinal químico ou ligante?

RESP: Sinal Químico ou Ligante é o reconhecimento pela ligação de uma molécula especifica com o receptor da membrana, desencadeia respostas que variam conforme a célula e o estimulo recebido.

05) COMO se dá a resposta do sinal químico ou ligante?

RESP: A resposta pode ser através de contração, inibição ou estimulação de secreção, síntese de anticorpos, proliferação mitótica, entre outros.

06) QUE tipo de envoltório plasmático apresenta as células animais e vegetais?

RESP: As células vegetais apresentam Membrana Celulósica; as células animais apresentam Glicocálix

07) O QUE é Glicocálice e qual sua função?

RESP: O Glicocálice é o revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e protéicas entrelaçadas, situada externamente à membrana plasmática de células animais. Sua função é a proteção contra agentes físicos ou químicos externos a células; retém nutriente ou enzimas na sua superfície.

08) O QUE significa permeabilidade seletiva das membranas celulares?

RESP: Membranas são permeáveis à água e substancias lipossolúveis; impermeáveis a íons (Na, K, H) e a moléculas polares como glicídios.

09) DÊ um exemplo fisiológico de alteração de permeabilidade.

RESP: Quando se ingere amido (purê de batata, bolo, pizza) aumenta a concentração de glicose no sangue, a hiperglicemia estimula a liberação de insulina que se liga ao seu receptor, ordenando as células que diminua a quantidade de transportadores de glicose na membrana assim a célula torna-se mais permeável, por causa disso a entrada de glicose na célula é menor e, conseqüentemente, a concentração de glicose no sangue diminui.

10) O QUE são os lipídios das membranas plasmáticas? Por que são chamados de fosfolipídios? DÊ três exemplos.

RESP: São moléculas longas com extremidade hidrofílica, solúveis em meio aquoso e uma cadeia hidrofóbica, insolúvel em água. EX: Colesterol, esfingolipídios e fosfoglicerídeos.

11) O QUE são glicolipidios? Onde estão inseridos? Qual sua função?

RESP: Glicolipidios contem hidratos de carbonos com ou sem radical fosfato, parte glicídica da molécula esta orientada ate o exterior. Componente fundamental do glicocálice. Os glicolipidios têm como função atuar no reconhecimento celular e como receptores antigênicos.

12) QUAIS são os principais glicídios?

RESP: Os principais glicídios são a galactose, manose, frutose e glicose.

13) DÊ uma patologia relacionada à galactose.

RESP: Glactosemia doença de origem autossômica recessiva, caracterizada pela incapacidade de converter galactose em glicose de maneira normal no organismo.

14) FALE da importância dos glicoesfigolipidios para as células animais.

RESP: Os glicoesfingolipidios mais abundantes nas células animais (galactose, manose, frutose, glicose). Esses açúcares associados em diferentes proporções permitem um elevado numero de combinações.

15) PARA que serve as proteínas de membranas?

RESP: Cada tipo de membrana tem suas proteínas características, que são responsáveis pelas funções da membrana. Proteínas integrais estão firmemente associadas aos lipídios.

16) DÊ exemplos de proteínas globulares integrais. Qual sua responsabilidade em relação à membrana celular?

RESP: São proteínas globulares integrais: Imunoglobulinas e Protombinas são anticorpos glicopoteinas plasmáticas circulantes, do tipo gamaglobulinas. Cada uma interage especificamente com determinado antígeno responsável por estimular sua formação.

17) POR que algumas proteínas integrais são consideradas transmembranas?

REP: As proteínas integrais atravessam inteiramente a bi camada lipídicas, fazendo saliência em ambas as superfícies da membrana, denominadas proteínas transmembrnas. Podem atravessar uma única vez ou apresentar dobras atravessando varias vezes, denominadas proteínas transmembrana de passagem múltipla.

18) QUAIS proteínas globulares são consideradas marcadores para o grupo sanguíneo? CITE a combinação dos grupos sanguíneos?

RESP: Glicoproteinas e Glicolipidios são marcadores de superfície que determinam grupos sanguíneos.

19) SOBRE o transporte através da membrana defina: Transporte Ativo e Difusão Facilitada.

RESP:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com