TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica

Exames: Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

ALUMÍNIO - Al

Justificativa:

O alumínio é um metal obtido a partir do minério chamado

bauxita. O Brasil tem a terceira maior reserva de bauxita no mundo perdendo somente para Austrália e Guiné.

O país também é o sexto maior produtor mundial de alumínio em sua

forma bruta e é o nono maior consumidor do metal no planeta.

A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio e seu principal processo de extração é pelo o Bayer, onde a bauxita é lavada com uma solução quente de hidróxido de sódio NaOH, à 250°C, convertendo a alumina em hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolve na solução,senão o processo Hall-Heroult, cujo por meio de soda cáustica ou eletrólise, respectivamente. Os demais elementos da bauxita não se dissolvem, podendo ser filtrados como sólidos. Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar mas, sim, em formas combinadas tais como óxidos ou silicatos.

As ligas de alumínio são conhecidas como Duralumínio e são bastantes utilizadas em diversas aplicações industriais, graças a sua elevada resistência e solidez. O cobre, o magnésio e silício são alguns dos elementos que mais se apresentam a formar liga com o alumínio. Esse tipo de combinação, de que existem inúmeras variedades, é a chamada liga leve empregadas principalmente na construção naval e na fabricação de automóveis e aviões. Suas características químicas e físicas vêm das ligas de alumínio - onde a aplicação da liga do alumínio fundido tem a principal função de aumentar a resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades, pois quando ocorre o resfriamento dissolve outros metais e tornam a estrutura atômica tornando-as mais rígida. Os elementos das ligas de alumínio combinam com a maioria dos metais de engenharia, tornando viáveis vários benefícios para a área de engenharia, pois abrangem combinações de resistência mecânica, resistência à corrosão e ao ataque de substâncias químicas, condutibilidade elétrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade entre outros.

A outra forma para a obtenção do alumínio é pela reciclagem, resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indústria.

O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.

Esses semifaturados têm diversas aplicações em setores de transporte (carrocerias para ônibus, equipamentos rodoviário) elementos estruturais (como casco de navios reduz o peso de aviões dentre outros).

A composição química do alumínio ou de suas ligas são regidas pela norma NBR 6834 da ABNT onde “Define a classificação das várias composições químicas do alumínio e das ligas de alumínio, fixando um sistema de designação em função do seu processo e da sua aplicação”. - http://www.manualdepericias.com.br/abnt/NBR6834.asp expressas em porcentagens, tendo em média uma densidade de 2,7 g/cm3, aproximadamente um terço da densidade do aço.

Processo de obtenção de alumínio primário:

Alumina

Chamamos de propriedade extensiva do alumínio àquela que depende do tamanho (extensão) do alumínio ou volume de controle. Assim, se subdividirmos um sistema em várias partes (reais ou imaginárias) e se o valor de uma dada propriedade for igual à soma das propriedades das partes, esta é uma variável extensiva. Exemplo: Volume, massa etc.

Propriedade Intensiva - Ao contrário da propriedade extensiva, a propriedade intensiva, independe do tamanho do sistema.

Exemplo: Temperatura, pressão etc.

Substâncias Elementares

• Substância Elementar mais comum : Al

• Classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com