TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA E AULA DE CAMPO NA FAZENDA BURITIZAL GROSSO – BONFIM

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  3.946 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA – CAMPUS BOA VISTA CENTRO – IFRR

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MÁRCIA CRISTINA DE ALENCAR CABRAL

AMÁLIA CARVALHO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA E AULA DE CAMPO NA FAZENDA BURITIZAL GROSSO – BONFIM

BOA VISTA – RR

2017

MÁRCIA CRISTINA DE ALENCAR CABRAL

AMÁLIA CARVALHO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA E AULA DE CAMPO NA FAZENDA BURITIZAL GROSSO – BONFIM

Relatório apresentado ao Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR como requisito para verificação da aprendizagem referente a Visita técnica e Aula de campo na Fazenda Buritizal Grosso.

Professora Ivone Mary Medeiros, Msc.

BOA VISTA – RR

2017

RESUMO

O relatório analisa a visita técnica e aula de campo feita á Fazenda Buritizal Grosso, localizada no município de Bonfim, onde foi vista grande diversidade de plantas e animais, sob as orientações da Professora Ivone Mary Medeiros e do Professor Pedro Calheiros.

Palavras-Chave: Fazenda Buritizal Grosso, Bonfim, Diversidade.

ABSTRACT

The report analyzes the technical visit and field lesson made to Fazenda Buritizal Grosso, located in the municipality of Bonfim, where a great diversity of plants and animals was seen, under the guidance of Professor Ivone Mary Medeiros and Professor Pedro Calheiros.

Keywords: Fazenda Buritizal Grosso, Bonfim, Diversity

INTRODUÇÃO

No dia 29 de abril de 2017 (Sábado) os alunos do 7° e 5° módulo do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima juntamente com os professores Ivone Mary Medeiros e Pedro Calheiros formaram um grupo de 27 pessoas para fazer uma visita técnica e aula de campo na Fazenda Buritizal Grosso localizada no município de Bonfim com o objetivo de obter aprendizado sobre a fauna e a flora do local, além de tomar conhecimento das pessoas que trabalham no lugar.

DESENVOLVIMENTO

          Os alunos se encontraram no Instituto Federal de Roraima ás 06h30min e o ônibus saiu em direção a fazenda aproximadamente ás 07h (O atraso ocorreu devido ser necessário esperar outros alunos retardatários chegarem). A viagem durou cerca de uma hora e meia, chegando assim ao local ás 08h30min, onde fomos recebidos pela filha da professora Ivone, Isabele Medeiros, que nos passou as instruções sobre o café., então foi servido o café da manhã para todos e ás 9h10min começaram as atividades onde o Professor Pedro deu as orientações para guardar as mochilas no ônibus e iniciar a caminhada pelo local para fazer anotações sobre as informações que ele ia passando sobre as plantas e pequenos animais e havia uma grande variedade como: samambaias, orquídeas, Aloe Vera e outras árvores frutíferas como Maracujá, Cupuaçu, Acerola. Entre essas plantas podia se notar a fauna existente ali como lagartas, cobra, iguanas, pássaros.

          O tour pela fazenda durou toda a manhã, conhecemos várias espécies de plantas com propriedades medicinais, algumas que serviam para alimentação e outras que são usadas para fazer objetos como a cuia. Além disso, conhecemos o galinheiro e o chiqueiro e pegamos muitas frutas, algumas muito conhecidas como o cupuaçu e outras que chegamos a conhecer ali, como a seriguela.

          Após a caminhada recebemos a visita da Senadora Ângela Portela que ouviu os anseios dos alunos em relação ao curso e a verba destinada a atividades estudantis. Logo após a saída da Senadora alguns alunos e o professor Pedro foram para um momento de lazer da turma e cerca de 12h30min h foi servido o almoço para todos. Após o almoço os alunos juntamente com os professores foram até o rio para se divertir um pouco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com