TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

Por:   •  8/11/2019  •  Abstract  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

                              GUSTAVO CARRARO JOSÉ

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

                            2019

 GUSTAVO CARRARO JOSÉ

Trabalho da matéria introdução à psicologia do curso de Administração – UFMS apresentado para complementar as atividades em sala.

CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

                            2019

Íncide

        1 Resumo _____________________________________________________1

        2 As Esferas Pública e Privada _____________________________________2

        3 Bibliografia ___________________________________________________3

  1. Resumo

No Capitulo II do livro A Condição Humana, Hannah Arendt argumenta sobre as diferenças entre as esferas privada e pública, desde o seus primórdios na Grécia até o presente, gerida por interesses e objetivos comuns utilizando de ideias presentes no Manifesto Comunista de Marx, nos pensamentos de Adam Smith e nas proposições impostas pela Igreja, de maneira em que as suas distinções foram deixadas e hoje atuam em uma mesma esfera política.

  1. As Esferas Pública e Privada

A filósofa Hannah Arendt se propõe a argumentar sobre as diferenças entre as esferas privada e pública, baseada nas relações da vida “activa”, o labor, o trabalho, a ação e procurando um real significado do que era ser homem na “polis” grega.

        Arendt procurando relacionar a vida comum e a ação mostra a influência da política grega no império romano até chegarmos a atualidade, onde considerava o cidadão preso a vida comum, relacionada de diversas características com a vida animal, com as duas compondo a vida privada, o homem só se tornaria livre quando participasse da “polis”.

        Porem na medida em que o Império Romano se expandia sobre a sociedade grega e colocava todos os homens em um mesmo patamar, subordinados a uma determinada aliança, que muda a maneira como estava instituída a esfera pública, ao acrescentar a esfera social em conjunto com o uso da violência e da força (Ferramentas essas que eram restritas à esfera privada na antiga Grécia).

        Ao unir esfera social e pública, os problemas que antes eram de exclusiva importância à esfera privada, passam a representar uma vontade geral como por exemplo a economia politica que antes era voltada ao ambiente doméstico para garantir a sobrevivência, agora esta relacionada por meio de um conjunto de interesses de uma coletividade com a economia nacional de uma nação.

        Ela afirma que o interesse comum se apresenta de forma exclusiva como um acontecimento social formulado no sentimento, exposto como uma igualdade inexistente baseada no conformismo, pelo fato de que não se é oferecido condições para que uma verdadeira opinião seja discutida e posta em prática, visto que nem todos os homens pensam igual e possuem os mesmo interesses.

        Gerando uma critica ao pensamento marxista, onde o proposito é libertar o homem da opressão gerada por outros homens, ele desprende o ser do que seria a antiga “polis” grega, a qual era caracterizada principalmente como uma forma de liberdade e passa a escravizar o homem em função do labor(trabalho) gerado pelas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com