TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS MICROBIOLOGIA GERAL

Por:   •  30/4/2017  •  Dissertação  •  6.068 Palavras (25 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS

MICROBIOLOGIA GERAL

Professores:

Agnes Kiesling Casali

Cristina Aparecida de Jesus Souza

Fabrício Fernandes de Souza

Patrícia Costa Lima da Silva

                   

Belo Horizonte - 2017/1

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

                As aulas práticas de microbiologia têm como objetivo ensinar ao estudante os princípios, técnicas e métodos utilizados em um laboratório de microbiologia.

                No laboratório de microbiologia é manipulado um número variado de bactérias e fungos, alguns deles possíveis patógenos ao homem. Portanto, é essencial seguir as normas de biossegurança estabelecidas para evitar qualquer tipo de contaminação.

                Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços; riscos que podem comprometer a saúde do homem e dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos (Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz, 1998).

                Os riscos biológicos são decorrentes da exposição a agentes do reino animal, vegetal e de micro-organismos ou de seus subprodutos. Os micro-organismos podem ser veiculados sob diversas formas que oferecem risco biológico, como aerossóis, poeira, alimentos, instrumentos de laboratório, água, cultura, amostras biológicas, entre outros.

Para melhor entendimento e manipulação adequada de agentes infecciosos, segue-se a classificação de acordo com o grupo de risco, a saber:

Grupo 1 – baixo risco para os técnicos de laboratório e para o meio ambiente.

Grupo 2 – risco moderado para os técnicos de laboratório e para o meio ambiente.

Grupo 3 – risco infeccioso elevado.

Grupo 4 – risco máximo de segurança.

                A seguir encontram-se descritos alguns micro-organismos que infectam o ser humano, o número (carga infectante) e as vias de entrada.

Doença ou Agente Etiológico

Carga Infectante

Via de Inoculação

Malária

10

intravenoso

Sífilis

57

intradérmico

Cólera

108

ingestão

Escherichia coli

108

ingestão

Sarampo

0,2

inalação

Poliovírus

2

inalação

                É de extrema importância trabalhar em condições de biossegurança, conhecendo-se os riscos e prevenindo-se contra eles.

NORMAS ADOTADAS NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

  1. Uso obrigatório do jaleco, sempre fechado. Além de protegê-lo contra contaminação, muitos dos corantes utilizados em microbiologia são de difícil remoção. Uso obrigatório de sapato fechado e calça comprida.
  2. O aluno deverá observar o horário e estar sempre munido de material.
  3. O laboratório deve ser recinto calmo. O aluno deve ocupar sempre o mesmo lugar, evitando falar em voz alta e sair, desnecessariamente, de seu lugar.
  4. Manter portas e janelas fechadas.
  5. O aluno não deve comer (inclusive balas e chicletes), beber ou fumar no laboratório.
  6. O aluno que tiver cabelo comprido deve mantê-lo sempre preso.
  7. Não leve nenhum instrumento à boca, nariz ou qualquer outra parte do rosto. Portanto, o uso de telefone celular é vetado.
  8. Na mesa de trabalho não deverá haver acúmulo de objetos, permanecendo apenas os indispensáveis para a experiência em execução.
  9. Em caso de acidente (derramamento de culturas, quebra de placas, ferimentos e outros) comunicar imediatamente ao professor.
  10. Desinfetar a bancada de trabalho, no início e no final de cada aula, utilizando álcool a 70 %, com auxílio de algodão hidrófilo.
  11. Fazer a assepsia das mãos, no início e no final de cada aula, com álcool a 70 %.
  12. Ler o roteiro de prática antes de iniciar o trabalho.
  13. Os materiais em uso (alças, pinças, pipetas, tubos de ensaio, etc.) devem ser colocados nos suportes e não dispersos sobre a bancada.
  14. Os materiais contaminados (pipetas, lâminas, lamínulas, etc.) deverão ser colocados em recipientes apropriados, com solução desinfetante, que se encontram sobre a bancada.
  15. Nunca deverá ser colocado material contaminado na pia.
  16. Faça a flambagem cuidadosa das alças (ou agulhas, ou espátulas) de repicagem antes e após o uso. Da mesma forma, a boca dos tubos de ensaio e frascos de cultura deve ser passada no fogo, seguindo sempre a orientação recebida.
  17. Antes de acender o bico de gás verificar se não há substâncias inflamáveis por perto. Ao acender o bico de gás, aproximar primeiro a chama ao bico e em seguida, abrir a torneira e mantê-lo aceso somente quando necessário. Verificar se o mesmo foi corretamente desligado no final da aula.
  18. Os meios de cultura semeados devem ser devidamente identificados e levados ao local de incubação, para permitir o desenvolvimento dos micro-organismos.
  19. Seguir as normas de uso dos aparelhos. Quando utilizar o microscópio, com objetiva (100X) de imersão em óleo, a lente deverá ser limpa com álcool após o uso.

USO DO MICROSCÓPIO

FOCALIZAÇÃO COM OBJETIVAS DE AUMENTO 10 E 45X

1. Retirar o microscópio da caixa. Colocá-lo sobre a mesa cuidadosamente.

2. Ligar a lâmpada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (423.6 Kb)   docx (186.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com