TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Aula Prática De Microbiologia Geral

Por:   •  23/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                                                    AMÉLIA DANDARA

ARILANA MOREIRA FLÁVIA BARRETO LORRANE ALMEIDA STHELLA ANDRADE

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA GERAL

I AULA PRÁTICA

FEIRA DE SANTANA- BA

2022

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA GERAL

Trabalho apresentado a disciplina de Microbiologia Geral como atividade parcial da II Unidade sob a orientação de: Profº  Robinson Moresca de Andrade.

FEIRA DE SANTANA- BA

 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................4
  2. REVISÃO DE LITERATURA.................................................................5
  3. METODOLOGIA...................................................................................6
  4. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................................................8
  5. CONCLUSÃO.......................................................................................9
  1. INTRODUÇÃO

           Para o crescimento de microrganismos no laboratório, há uma grande variedade de meios de cultura. Estão constantemente sendo atualizados e/ou desenvolvidos meios para o isolamento e a identificação de bactérias principalmente nas áreas de pesquisa de alimentos, água e microbiologia clínica.  

         Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer meio de cultura, outras necessitam de meios especiais e existem aquelas que não são capazes de crescer em nenhum meio de cultura já desenvolvido. Quando microrganismos são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento, são chamados de ´ inóculo´.

        No dia 29 de agosto a turma de nutrição foi ao laboratório para realizar a primeira aula pratica de microbiologia, no qual foi abordado o primeiro assunto sobre ´inoculação de microrganismos´, onde todos os alunos realizaram procedimentos colhendo amostras de alimentos, unhas, dedos, adorno e língua, usando o SWAB que é uma extremidade para fazer coleta, sendo aplicado dentro de uma placa de Petri contendo dentro Àgar Nutriente que é um polissacarídeo complexo obtido a partir de algas marinhas que já vem sendo bastante utilizado para deixar alimentos como gelatinas e sorvetes mais expressos.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

         O intuito foi firmar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática, foi desenvolvido no laboratório da UNIFAT um experimento no qual coletamos algumas amostras de possíveis bactérias nos próprios estudantes do curso de Nutrição.

           A coleta foi realizada de forma fácil e ágil, em algumas partes do nosso corpo e em alguns objetos. Após a coleta foi levado o material para um meio de cultura e foi esperado um período determinado pelo docente da turma e assim obtivemos um resultado tal qual falaremos de forma mais objetiva neste relatório.

  1. METODOLOGIA

Método: Inoculação de Microrganismo

Para realização da presente prática utilizamos;

  Matérias

  • Swab
  • Placa de Petri
  • Meio de Cultura Agar  Nutriente  
  • Álcool 70%
  • Lamparina

Amostras

  • Alimentos (Pipoca e Pastel)
  • Adorno (Anel)
  • Corpo Humano ( Dedo, Língua e unha)

Inicialmente realizamos a coleta das amostras  de alimentos (Pipoca e Pastel),  adorno (Anel), dedo, mão e unha. Para coleta dessas amostras utilizamos o swab passamos de forma precisa e circular nos alimentos, adorno e na unha. Pós coleta dessas três amostras higienizamos nossas mãos e a bancada com álcool 70%, organizamos os matérias, identificamos as placas (7 no total)  e já com a lamparina acesa afim de  reduzir o risco de contaminação cruzada, pegamos o swab   abrimos a placa de petri com agar nutriente que é uma geleia nutritiva que facilita o crescimento microbiano, passamos de forma delicada o swab  na placa de petri realizando um estriamento e fechamos,  esse procedimento  foi realizado para as amostras da pipoca, pastel, anel e unha.  Ao contrário das amostras anteriores na do dedo e da língua não precisou de swab, a colega selecionada para  coleta do dedo abriu a placa de petri e inseriu seu dedo no centro da placa de petri deu uma leve pressionada e fechou e para coleta da língua assim como o dedo deveria ser encostada no meio de cultura nutritivo mas a colega selecionada deu uma lambida na placa  e fechou . Para concluir colocamos uma placa em cima da outra, enrolamos ela bem firme com papel  filme e levamos para estufa virada de ponta cabeça  para que  a umidade de dentro da placa não ficasse no meio de cultura, ficou na estufa por 24 horas  na temperatura de 37°C, ambiente ideal para o crescimento microbiano, pós as  24 horas, as placas foram retiradas  da estufa e colocada na geladeira para inibir o crescimento microbiano mantendo a evolução que teve dentro das 24 horas.  [pic 2][pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (291.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com