TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma no Ensino Médio

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

É de fundamental importância a pratica nos cursos de licenciatura, que formam especialistas por área de ensino, é frequente colocar-se o foco quase que exclusivamente nos conteúdos. Desde o começo da formação de professores para a sala, há a construção de um sentido técnico de prática que se faz presente.

A partir dos anos de 1950 com o modelo 3+1, a prática permanece, mesmo que ressignificado, na produção de discursos que reconhecem a importância de se estabelecer uma unidade entre teoria e prática na formação de professores. Tendo que reforça o que consideramos um sentido profissional, que pode ser caracterizado pela articulação entre os conhecimentos teóricos aprendidos nos cursos de formação e os conhecimentos práticos advindos da prática profissional e do fazer docente, bem como do universo escolar onde os futuros docentes irão atuar.

 Afinal, se, no passado, esse sentido esteve fortemente relacionado a uma concepção de prática como local de aplicação de saberes com legitimidade científica, isto é, produzidos nas universidades, ele, no tempo presente, está associado a outros sentidos de prática. Ela não é uma cópia da teoria e nem esta é um reflexo dessa. A prática é descrita como o próprio modo como as coisas vão sendo feitas cujo conteúdo é atravessado por uma teoria. Assim a realidade é um movimento constituído pela prática e pela teoria como momentos de um dever mais amplo.

Onde o  núcleo está estruturado em uma matriz curricular que se caracteriza por três eixos, o eixo dos conhecimentos de formação pedagógica que abrangem conceitos e procedimentos relevantes à profissão professor; o eixo da prática docente: projetos integrados correspondem à imersão dos acadêmicos em atividades teórico-práticas da prática docente em contextos escolares e não escolares e o eixo da prática de ensino/estágio se refere à elaboração de projetos de investigação interdisciplinares da prática pedagógica ,projetos que envolvem acadêmicos e professores de diferentes áreas, visando um projeto de intervenção.

Em consequência disso, o contato do aluno de licenciatura com a sala de aula é fundamental para a formação, que ele tem que ter o conhecimento prático da profissão e não só o teórico ,como não se forma um médico sem ele esta bem relacionado com a pratica no hospital, não deve ser formado um licenciando sem que já tenha se ambientado com a escola como um todo .

Nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, as horas de prática como componente curricular ficam, em geral, sob a responsabilidade das instâncias acadêmicas vinculadas às ciências biológicas, as quais mobilizam sentidos de prática que contribuem para modificar e assimilar o sentido técnico e o sentido profissional. No sentido do texto as concepções de prática e de preparação docente que marcam a formação dos professores nas Ciências Biológicas valorizam, entre outros aspectos, a instrumentalização para o ensino na Educação Básica.

Partindo de que os conhecimentos biológicos trabalhados na educação básica apresentam, muitas vezes, um caráter abstrato e de difícil compreensão. as disciplinas acadêmicas da prática como componente curricular parecem investir na reflexão sobre técnicas de como fazer, se aproximando de um sentido técnico da prática. atividades que podem se concentram na elaboração de jogos, atividades lúdicas e dinâmicas para serem desenvolvidas na educação básica.

Usando o exemplo de outro curso, onde foram criadas disciplinas acadêmicas

denominadas Laboratório de Ensino I, Laboratório de Ensino II, Laboratório de Ensino III e Laboratório de Ensino IV, as quais focalizam em temáticas, como Sexualidade, Educação Ambiental, Saúde, Química, Física e Astronomia. Se interpretamos a criação desses componentes curriculares como uma inovação fortemente influenciada por demandas, uma vez que mobiliza distintos sentidos de prática e se fundamenta na tentativa, sugerida pelas novas diretrizes para a formação de professores, de articular teoria e prática.

Afinal, ao propor atividades que os façam refletir e problematizar a experimentação no Ensino de Ciências, é mobilizado o que chamamos de um sentido de experimentação da prática. Consideramos que tal sentido, que vem sendo construído historicamente no ensino de Ciências e Biologia e na comunidade disciplinar ligada às disciplinas escolares em ciências, está presente e influencia diretamente a formação de professores das áreas científicas.

Outro ponto é o Estágio Curricular Supervisionado, componente curricular obrigatório que valoriza em muito a dimensão prática, esse é o momento da formação de professores que tem sido reconhecido como momento de articulação entre teoria e prática. Nos anos que marcaram a consolidação da formação de professores pautada no modelo da racionalidade técnica, o Estágio Curricular Supervisionado se realizava no último ano da formação e a prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (168 Kb)   docx (451.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com