TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Fungi

Exames: Reino Fungi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

Reino

Fungi

Introdução:

Veremos que o reino fungi abrange uma variedade de utilidades as pessoas, mas também pode acarretar sérios problemas de saúde a todos.

E também saber no que nos ajuda na fabricação de algumas bebidas e alimentos.

Reino Fungi:

Compreende organismos eucariontes, heterotróficos, que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas. Conhecidos popularmente como leveduras, bolores, mofos, cogumelos e orelhas-de-pau.

Apresentam uma variedade enorme de modos de vida, vivem como saprófagos quando capturam o alimento decompondo organismos mortos, como parasitas quando alimentados de substancias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou estabelecendo associações mutualísticas, sendo que ambos beneficiam-se. Existe também fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.

Os Saprófagos são responsáveis por uma parte da degradação da matéria-orgânica. No processo de decomposição a matéria volta ao ambiente, podendo novamente ser utilizada por outros organismos.

A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, é uma parasitose.

Utilização

Muitos fungos são aeróbico, isto é realizam a respiração, mas alguns são anaeróbicos e realizam a fermentação. Os anaeróbicos são utilizados nos processos de fabricação de bebidas alcoólicas, por exemplo a cerveja, vinho, e nono preparo do pão.

Outras espécies em especial são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso do popularmente conhecido cogumelo ou até mesmo champignom, um dos mais cultivados no mundo.

Doenças:

Micoses que aparecem comumente nas pessoas são causadas por fungos. Dentre elas, as mais comuns ocorrem na pele, podendo aparecer em qualquer parte do corpo.

As mais comuns são do couro cabeludo, da barba, das unhas e as que causam freiras.

Mas podem afetar a mucosa como na boca, exemplo: sapinho, muito comum em crianças, que se manifesta por muitos pontos brancos na mucosa.

E também existe fungo que habita o interior do organismo, exemplo: histoplasmose, doença que causa grave

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com