TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Fungi

Artigo: Reino Fungi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

REINO FUNGI

CARQCTERÍSTICAS GERAIS DOS FUNGOS

• Organismos heterótrofos eucariontes que obtêm seus alimentos por absorção de nutrientes do meio.

• Presença de parede celular de quitina.

• Substância de reserva: glicogênio.

• Reprodução sempre evolve a formação de esporos.

• Podem ser unicelulares ou com o corpo formado por hifas que se organizam dando origem ao micélio, um tecido falso.

O micélio podem se diferenciar em vegetativo e reprodutor.

O micélio vegetativo é formado por hifas que vivem imersas no substrato e dele retiram o alimento necessário para a sobrevivência do fungo.

O micélio reprodutor é composto de hifas responsáveis pela formação de esporos, células com envoltório resistente que, ao germinarem, dão origem ao um novo indivíduo.

O CICLO DE VIDA DOS FUNGOS

Os ciclos de vida dos fungos são divididos em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.

A fase assexuada é caracterizada pela formação de esporos por mitose, e os esporos produzidos são denominados assexuados.

A fase sexuada é caracterizada pela formação de esporos por meiose. As hifas procedentes de micélios distintos aproximam-se e se unem. Num primeiro momento ocorre a fusão do citoplasma dessas hifas sem que haja fusão dos núcleos, fenômeno chamado plasmogamia. Assim, num mesmo citoplasma existem núcleos haplóides provenientes de hifas distintas. Esses fungos podem permanecer neste estágio, que é chamado de dicariótico, por muito tempo, para somente depois ocorrer à fusão dos núcleos n, processo denominado cariogamia. Formam-se, então, núcleos diplóides que sofrem meiose, originando esporos haplóides que são liberados, reiniciando o ciclo.

Os esporos sexuados podem ser de dois tipos principais:

• Ascósporos: formados no interior do asco. Inicialmente, o asco é uma célula com dois núcleos n que se fundem originando um núcleo 2n. Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. Na maioria das espécies, eles se dividem mais uma vez, agora por mitose, originando um total de oito células haplóides (n), que são os ascósporos.

• Basidiósporos: formados no basídio. Um basídio jovem corresponde inicialmente a uma célula com dois núcleos, que se fundem originando um núcleo diplóide, que logo sofre meiose resultando quatro núcleos haplóides. Cada núcleo migra para uma projeção apical do basídio, constituindo quatro basidiósporos. Os basídios armazenam os basidiósporos externamente.

Existem três tipos principais de fungos: zigomicetos, ascomicetos, e basidiomicetos. Estes não possuem esporos flagelados em seu ciclo de vida. Os esporos são sempre imóveis e transportados pelo vento, o que propicia a dispersão da espécie em ambiente aéreo. A imensa maioria desses fungos vive em ambiente terrestre úmido.

A distinção entre esses três grupos se faz principalmente com base no tipo de esporo que se forma na fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com