TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reino Fungi. sua estrutura

Seminário: Reino Fungi. sua estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O trabalho de pesquisa abordará os estudos sobre o Reino Fungi. Sua estrutura,

Desenvolvimento

Encontra-se em todo o mundo, a maioria dos fungos não é reconhecida devido ao pequeno tamanho de suas estruturas. O reino dos fungos é composto por um grupo de seres vivos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e heterótrofos.

Os fungos obtêm seus nutrientes a partir da matéria orgânica existente no ambiente ou nos seres vivos por eles parasitados. Podem ser livres (podem ser encontrados em vários ambientes úmidos possuindo matéria orgânica) ou viver em outros seres vivos.

Estrutura dos fungos

Fungos pluricelulares são formadas por estruturas microscópicas em forma de fio. Essa estrutura é chamada de hifas.

Hifas: tem a função de absorver os nutrientes, auxiliando a nutrição do fungo. Quanto mais grandes forem as hifas do fungo, mas nutrientes serão absorvidos. Podem ser encontradas hifas entrelaçadas, formando diversos conjuntos conhecidos por micélios.

Classificação dos fungos

Os fungos são classificados em:

Zigomicetos: São os fungos que vivem no solo, sobre restos de animais e vegetais. Pode ser reconhecido por apresentar grande quantidade de hifas.

Ascomicetos: Formado por um grupo de grande valor econômico, podem ser utilizados na fabricação de antibióticos, alimentos e bebidas.

Basidiomicetos: Constituído por fungos conhecidos, podemos citar os cogumelos comestíveis, os venenosos e alguns provocam doenças em vegetais (ex: a ferrugem).

Reprodução

Assexuada:

Fragmentação: quando um micélio se fragmenta originando novos micélios.

Brotamento: Reprodução através da formação de esporos, células dotadas de paredes resistentes, que ao germinar, produzem novas hifas.

Esporulação: Nos fungos terrestres, os corpos de frutificação produzem células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada célula dessas, ao cair em um material apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc.

Sexuada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com