TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Comparação De Celula Vegetal E Animal

Ensaios: Relatorio Comparação De Celula Vegetal E Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  5.925 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

As células eucariontes possuem duas partes morfológicas bem distintas o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolvido pela membrana plasmática e o núcleo pelo envoltório nuclear. As células eucariontes possuem uma riqueza de membranas, a membrana plasmática é a parte mais externa do citoplasma, que é constituído por matriz, organelas e depósitos diversos, a membrana separa o meio intra e extra ce3lular para manter constante o meio intracelular. O meio intracelular é formado por organelas, o liquido citoplasmático e o núcleo.

Toda célula eucarionte possui uma mesma morfologia, porem suas características se diferem conforme a sua especialização e tecido. Por isso apesar de a célula animal e vegetal serem ambas eucariontes uma possui características diferentes da outra.Por isso faremos esta aula de observação e comparação das células animais e vegetais.

Em um primeiro momento vamos exemplificar sobre a metodologia aplica para a observação citando os materiais que foram utilizados, e o procedimento feito para se obter as laminas e sobre quais aumentos elas foram observadas.

Depois vamos descultir os resultados obtidos e observados e exemplificar algumas observaços. E por últimos faremos uma conclusão geral da aula.

Metodologia

Para a realização desta aula foi preciso:

- células da mucosa bucal

- espátula

- corante – azul de metileno

- lamina e lamínula

- cebola

- pinça

- estilete

• Procedimento:

Para que pudéssemos observar a célula da mucosa bucal, cada individuo com o auxlio da espátula coletou a sua própria mucosa passando a espátula na parte interna da boca coletando um esfregaço, feito isto distendemos o material sobre a lamina, esperamos por alguns minutos para secar depois pingamos uma gota de azul de metileno sobre o esfregaço e esperamos reagir por 5minutos. Depois disto cobrimos o esfregaço com a laminula, deixando a em um ângulo de 45 da lamina e soltando. Terminado o processo de preparação da lamina, fomos ate o microscópio e observamos-a no aumento de 4x, 10x e 40x.

Depois de observado e feitos as anotações necessárias da célula da mucosa, preparamos uma lamina com epiderme de cebola para que possamos comparar célula animal e vegetal.

Para obtermos a lamina de célula vegetal nos com o auxilio do estilete cortamos um pedaço pequeno da cebola e com o auxilio da pinça removemos a epiderme do catafilo e destendemos a fina camada de epiderme removida, na lamina cuidadosamente para não enrolar. Depois pingamos uma gota de azul de metileno sobre o material e esperamos por 5minutos para ele reagir, após os 5minutos colocamos a lamínula e retiramos as bolhas e secamos o excesso do corante que extravasou para fora da lamínula.

Depois disto fizemos a observação da lamina no microscópio sobre o aumento de 4x,10x e 40x.

Resultado e Discusões

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com