TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Trabalho Escolar: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 3

AvaliaçãEsta Edição Especial da RAE-eletrônica ocupa posição importante no atual momento da academia de Marketing no Brasil. A amplitude de nossa produção demanda espaço para alojar o conhecimento sobre Marketing gerado no país, de modo a disseminá-lo de acordo com a evolução de nossos centros de ensino e pesquisa. A necessidade de uma publicação exclusiva para a área já é mais do que a manifestação de um desejo.

O conjunto de temas presente nesta edição converge para o comportamento do consumidor, assunto que assumiu notável expressão dentro da academia brasileira vinculada ao Marketing nos últimos anos. Aqui, ao refletirmos sobre os aspectos-chave da geração de conhecimento científico, temos que nos ater à sua utilidade.

Independentemente do critério adotado para analisar a pesquisa do consumidor, é necessário abordar seus aspectos de lateralidade e profundidade. Em um corpo de conhecimento tão interdisciplinar, a variedade de temas torna-se condição sine qua non para asseverar qualidade à pesquisa. Por outro lado, à medida que se expande o arco de temas pesquisados no campo, mais se torna imprescindível a obtenção de profundidade em suas abordagens sucessivas. Caso contrário, não seria possível o avanço na fronteira da disciplina.

De um subconjunto de 15 artigos inicialmente selecionados a partir do III Encontro de Marketing (EMA) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), com base no critério de classificação pautado pela avaliação duplo-cega dos revisores do encontro, os oito trabalhos desta edição da RAE-eletrônica foram apontados para publicação após criterioso processo de aconselhamento editorial. Ilustram, dentro de nossa produção autóctone, a travessia de nossos autores em direção à lateralidade e à profundidade da pesquisa sobre o consumidor. Os oito trabalhos são apresentados, sucintamente, a seguir.

Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários - Maria Luiza Zacharias, Kleber Figueiredo e Victor Manoel de Almeida investigam os efeitos de aspectos de serviços bancários na satisfação de clientes.

A criança do varejo de baixa renda - Andres Veloso, Diogo Hildebrand, Patricia Daré e Marcos Campomar detectam padrões de comportamento de crianças de baixa renda no varejo supermercadista por meio de observações e entrevistas.

Expectativas e percepções em seqüências de serviço - Rodrigo Tomassini, Rodrigo Aquino e Frederico de Carvalho estudam a variação em expectativas e percepções ao longo do tempo e sua capacidade preditiva em relação à futura qualidade de serviços educacionais por parte de alunos de graduação.

Avaliação de marcas: uma aplicação ao caso Bombril - Érica Caputo, Marcelo Alvaro Macedo e Heloísa Nogueira valoram a marca Bombril no segmento de lãs de aço por meio da comparação de dois fluxos de caixa, um empregando incremento de preço devido ao atributo de marca e outro sem esse incremento. É o único artigo da coletânea cuja base teórica não se fundamenta no comportamento do consumidor, embora se relacione indiretamente ao tema.

Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica - Fabiana Escudero e Paulo Prado contribuem metodologicamente para a pesquisa do comportamento orientado para metas do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com