TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Em Saude Pub Lica

Casos: Relatorio Em Saude Pub Lica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo a apresentação dos resultados e experiências obtidos através do estágio em saúde pública, realizados no mês de junho de 2013 na UBS do Japiim, assim como a apresentação de programas que atendem a saúde coletiva e individual da população.

A promoção da saúde é garantida a todo o cidadão brasileiro pela Constituição Federal de 1988, e é dever do Estado desenvolver políticas para a efetiva concretização do mesmo.

As Unidades Básicas de Saúde – instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem – desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade (BRASIL, 2012). Nas UBS são desenvolvidos programas de saúde importantes para a população, são os programas de: Atenção Integral a Saúde da Criança, Adolescente, Mulher e Homem, Leite do Meu Filho, Hiperdia, Pré-Natal, Tuberculose, Hanseníase, Imunização, Raiva, Tabagismo .

Outros atendimentos são realizados como Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta e exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

2. JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

A realização de um estágio em Saúde Pública visa mostrar ao acadêmico de Farmácia os aspectos gerais da saúde em si, não apenas a área de medicamentos, alimentos ou análises clínicas, mas também as outras especialidades da saúde, de forma que ele tenha uma visão de como é grande importante a profissão escolhida por ele e que a sua contribuição para a sociedade como um todo pode ser maior do que a desenvolvida em uma farmácia ou em um ambiente laboratorial, proporcionando um maior contato com a população.

3. DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

A UBS do Japiim está localizada na Rua 31, nº 70, Conjunto 31 de Março no bairro do Japiim I, tendo como gestor Neuzimar da Silva Pacheco foi inaugurada em março de 1972, reformada e padronizada em novembro de 2000.

Em suas instalações físicas para apoio conta com 4 clínicas básicas, 1 clínica indiferenciada, 2 odontologias, 2 consultórios não médicos, 1 sala de curativo, 1 sala de enfermagem (serviços), 1 sala de nebulização e 1 sala de imunização.

Nos serviços de apoio possui central de esterilização de materiais, farmácia, serviço de prontuário de pacientes e serviço social.

Em serviços especializados apresenta Regulação Assistencial dos Serviços de Saúde, serviços de atenção ao paciente com tuberculose, ao pré-natal, parto e nascimento, em saúde bucal, de diagnóstico por laboratório clínico e de diagnóstico por métodos gráficos dinâmicos.

Figura 01 - MAPA DA UBS

Figura 02 - FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES

Figura 03 – ORGANOGRAMA

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Podemos definir Saúde Pública como o campo das ações de saúde que tem em perspectiva a promoção e proteção da saúde individual e coletiva (MERHY, 1992).

Dentro desse conceito enquadra-se o SUS, que de acordo com o Ministério da Saúde é a denominação do sistema público de saúde, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.

Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, que deve ser fornecida pelos três entes federativos - União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos - incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros (bancos de sangue), os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz - e o Instituto Vital Brazil.

Nesse contesto ficou a cargo dos municípios programar as ações da atenção básica a partir de sua base territorial e de acordo com as necessidades de saúde das pessoas visando à garantia das referências a serviços e ações de saúde fora do âmbito da atenção básica e de acordo com as necessidades de saúde dos usuários.

5. ATIVIDADES REALIZADAS

A estrutura da UBS foi apresentada pelo preceptor, seu funcionamento, as atividades dos colaboradores, os setores, os programas desenvolvidos ali. Participamos da triagem dos pacientes, onde aferimos pressão arterial, pesagem e altura dos mesmos realizando a anotação dos dados nas fichas médicas.

Na farmácia realizamos a dispensação de medicamentos, podendo por em prática um pouco da atenção farmacêutica e adquirindo um maior conhecimento sobre os mesmos.

Acompanhamos também a imunização dos pacientes, tendo a oportunidade de participar da campanha de vacinação contra a paralisia infantil.

Nas salas de curativo e no eletrocardiograma também pudemos acompanhar os procedimentos.

5.1. HIPERDIA

O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.

Quanto à assistência destinada aos diabéticos, a Glibenclamida, Metformina e Insulina NPH e regular são disponibilizados.

5.2. PRÉ-NATAL

O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com