TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE SAUDE PUBLICA

Dissertações: RELATORIO DE SAUDE PUBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.071 Palavras (13 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 13

1. Resumo

A Educação Nutricional, para escolares, é uma estratégia para a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, que poderá ser um instrumento formal de incentivo ao engajamento da comunidade escolar em ações mais efetivas relacionadas à alimentação e nutrição. Observa-se a necessidade de estudos de prosseguimento, visando a avaliar o impacto das ações educativas promovidas por nós estagiários no processo de promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Palavras Chaves: educação nutricional, ambiente escolar e alimentação saudável.

2. Introdução

A Educação Nutricional é um processo multidisciplinar, que envolve a transferência de informações, o desenvolvimento da motivação e a mudança, quando necessária, de hábitos alimentares. Isso inclui seu papel na formação de valores e atitudes relativas à alimentação para a promoção da saúde individual e coletiva. A educação nutricional almeja reduzir os riscos para o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, uma vez que provê nutrientes de maneira adequada.

A Educação Nutricional tem como papel facilitar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e para tanto algumas medidas devem ser tomadas, como, como: entender a história natural do comportamento do indivíduo; identificar as influências modificáveis e delinear e implementar estratégias e levar a adoção do comportamento desejado.

3. Objetivos

O Programa de Educação Nutricional será aplicado em duas Escolas Estaduais na Cidade de Guarulhos, na Escola Estadual Professora Hilda Prates Gallo e Escola Estadual Professor José Benedito Ferreira, o objetivo é a Reeducação Nutricional para escolares de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª série, utilizando como ferramenta básica a Pirâmide Alimentar e focando uma alimentação saudável, por meio da melhoria dos hábitos alimentares.

A Reeducação Alimentar será utilizada para à ampliação de conhecimento nos dois públicos, destacando o ambiente escolar como espaço concreto de promoção da alimentação saudável.

4. Metodologia

Segue abaixo a didática e as técnicas que serão aplicadas durante o programa de Educação Nutricional.

Definição da Pirâmide Alimentar:

Segundo a legislação vigente em nosso país, a "Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". (RDC nº39, de 21 de março de 2001). Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.

A pirâmide possui quatro níveis com oito grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (Pirixodina) e B12 (Cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas Anemias Ferropriva e Megaloblástica.

Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.

Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.

Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Estratégias para Reeducação Nutricional dos escolares de 1ª a 4ª série:

Após apresentar a Pirâmide Alimentar, aos escolares de forma simples, com uma linguagem fácil; incentivarei a atividade física (brincadeiras), estimularei o consumo de frutas, legumes e verduras e incentivarei o consumo da merenda escolar. Focalizarei para os escolares, a importância da alimentação adequada e variada: fonte de energia; forma de proteção ao organismo contra doenças; crescimento e desenvolvimento físico e mental (bom rendimento escolar).

Estratégias para Reeducação Nutricional dos escolares de 5ª a 8ª série:

Após apresentar a Pirâmide Alimentar, aos escolares de forma simples, com uma linguagem fácil; incentivarei a atividade física, estimularei o consumo de frutas, legumes e verduras, incentivarei o consumo de água e da merenda escolar. Focalizarei para os escolares, a importância da alimentação adequada e variada: fonte de energia; forma de proteção ao organismo contra doenças;

- crescimento e desenvolvimento físico e mental (bom rendimento escolar); garantia de boa aparência (pele, cabelos, dentes e unhas).

Por fim, aplicarei as atividades propostas pelo DSE – Departamento de Suprimento Escolar.

A atividade prática de fixação de 1ª a 2ª série, será a primeira a ser aplicadas. Os objetivos destas atividades será introduzir conceitos de alimentação saudável através da roda e/ou pirâmide dos alimentos; explicar a importância dos sete grupos de alimentos, não esquecendo de enfatizar a importância do consumo da água e da atividade física.

Utilizarei a Pirâmide dos Alimentos e as figuras de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com