TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio saida de campo/ recursos naturais

Por:   •  24/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Patrícia Fernanda Frank

RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO – EXPOAGRO AFUBRA

Santa Cruz do Sul

2015

Produção de Biodiesel através do Programa de coleta de Óleos saturados da AFUBRA.

A equipe de bioenergia da Afubra faz o recolhimento do óleo saturado em escolas cadastradas no programa e em restaurantes, lancherias e bares. É tudo encaminhado para a sede, a expoagro Afubra, onde existe uma pequena usina de produção de biodiesel através desses óleos saturados. É recolhido todos os tipos de óleos, dos mais utilizados, até os que vem com restos de farinha, sujeira e os misturados com água. Estão todos dentro de garrafas pet, ou galões maiores. As garrafas pet são lavadas e mandadas diretamente para uma empresa de reciclagem e os galões maiores retornam para escolas poder encher novamente de óleo.

O primeiro processo é como uma filtragem. É feito em uma máquina que é uma mesa, onde as garrafas pet cheias de óleo são encaixadas abertas, o óleo passa pela mesa e vai sendo feita a limpeza do mesmo, ou seja, a separação das sujeiras, da farinha e outros resíduos sólidos. A banha e a gordura hidrogenada por serem mais pastosas, a máquina é ligada e aquecida para que essa banha possa derreter e esse óleo possa circular. As sobras de farinha são passadas para uma empresa que faz ração animal. Ou seja, em todo o processo não é nada descartado, o óleo para produzir o biodiesel, as sujeiras e sobras de farinha para fazer ração e as garrafas pet para a reciclagem.

Depois de filtrado o óleo é armazenado em um container de 1000 litros. Da onde vai sendo retirado para as outras partes do processo conforme necessário. É retirado dali 200 litros e colocado em um tanque maior, onde é aquecido até 65° graus. Enquanto o óleo aquece é feita a mistura de dois produtos químicos, o Metanol e o Metilato de sódio (soda liquida). São 15% de Metanol e 3% de Metilato misturados nesse óleo. Que passa para outro tanque onde essa mistura vai ficar em movimento por 45 minutos. Onde ocorre a transesterificação, que é a quebra da molécula do óleo. Logo depois, passa para outro tanque, que é o recuperador de metanol. Lá fica durante uma hora destilando o biodiesel para fazer a retirada do metanol. E após a destilação, vai para o decantador, para fazer a separação da glicerina, que deve ser logo retirada para não entupir os filtros, pois ela logo endurece. Esse glicerol é armazenado dentro de tambores, pois fica pastosa e é difícil de as empresas que fazem sabão querer comprar esse material, pela dificuldade que se tem de fazer o transporte, já que o glicerol não esta mais liquido. O ultimo passo é passar tudo por mais um filtro de resinas iônicas e está pronto o biodiesel para ser utilizado.

O biodiesel pode ser feito através de gordura vegetal e animal. O único problema é o cebo bovino, que mesmo depois de todo o processo de transformação, quando ele resfria volta a cristalizar, fica pastoso. Então não pode ser utilizado. O biodiesel produzido a partir de óleo saturado funciona como o diesel, mas tem uma validade diferente, ele deve ser feito e usado em até dois meses. Porque ele começa a se degradar e formar um lodo dentro do tanque.

A importância do Projeto a nível ambiental e social

O objetivo principal do projeto é a educação ambiental. É alertar as pessoas sobre o que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente quando é descartado incorretamente. É feito em parceria com escolas, conscientizando os alunos, que passam para seus pais e sua família tudo que aprenderam em sala de aula. Alcançando um numero ainda maior de pessoas informadas sobre o que o óleo causa na natureza.

A cada litro de óleo que as escolas recolhem, é dado um bônus de 0,50 centavos o litro. O valor somado em todas as coletas é dado para a escola no fim do ano, em um cheque que pode ser usado para comprar produtos nas lojas AFUBRA. Tem escolas que fazem a compra de eletrodomésticos e depois criam uma rifa para arrecadar ainda mais dinheiro. É um ato tão simples que beneficia a todos e o meio ambiente agradece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com