TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Dissertações: Relatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE REFLEXIVA

O ensino para a formação de uma criança tem que ser pautado em maneiras que possibilitem o desempenho mental, motor, visual, intelectual , enfim ser capaz de estimular todas as áreas dos educandos, com isso a integração das experiencias cientificas vem agregar conceitos, que além de serem observados, possibilitam as reflexões e tornão-se um apoio para a pratica educativa.

Ao iniciarmos uma proposta para ser trabalhada com os alunos, temos que entender que, existe um elo entre as matérias a serem ministradas é e preciso conhecer o conceito cientifico que se encontram embutido nas diversas disciplinas , com isso possa desenvolver de maneira mais ampla qual área queremos afetar na criança promovendo assim o rompimento das barreiras entre as disciplinas.

A matemática , a musica, a literatura , as atividades artísticas, todas elas servem para estimular alguma área do desenvolvimento da criança, seja na parte motora, o raciocínio , as expressões , com esse desenvolvimento estimula a criatividade e promove a integração do saber . Percebe-se através do texto que em cada disciplina a ser trabalhada você consegue extrair conceitos que causam nas crianças sensações que a ajudam a assimilar lembranças com maneiras de executar as tarefas propostas. Quando você estimula a criança a recontar um estoria que antes já foi contada, atraves de desenhos, você permite que essa criança use a sua memoria , a sua criatividade e assim você estimula as lembranças e sensaçoes com o aprendizado.

No texto “As Tranças de Bintou, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva

A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode faze-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa. para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de..

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com