TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Texto Técnico "Corpo Cênico, Estado Cênico"

Artigo: Relatório Do Texto Técnico "Corpo Cênico, Estado Cênico". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.595 Visualizações

Página 1 de 2

“Corpo Cênico, Estado Cênico”

Eleonora Fabião é uma atriz performática e uma teórica da performance. Durante os anos 90, ela atuou como membro de duas companhias de teatro experimental no Rio de Janeiro – a Ko Produções (dirigida por Ivana Leblon) e o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (dirigido por Aderbal Freire Filho). Em 1999, ela concebeu e interpretou o solo “Alice” – uma adaptação de “Alice no País das Maravilhas” e “Através do Espelho”, de Lewis Carroll, com a colaboração do músico Hermeto Pascoal e do escultor Waltércio Caldas. Desde o ano de 2000, Fabião tem pesquisado e criado peças de arte performáticas. Ela já apresentou obras no Brasil, E.U.A, México, Peru, França e Alemanha. Ela tem um mestrado em História Social da Cultura e está concluindo o seu PhD em Estudos da Performance na New York University, patrocinada pelo Capes. Desde 1997, Fabião tem trabalhado como Professora Assistente de Teoria da Atuação e Performance na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2004, ela tornou-se Professora Titular do curso de Direção Teatral da UFRJ, onde leciona cursos sobre Estudos da Performance.

No geral, o texto “Corpo Cênico, Estado Cênico” propõe uma reflexão sobre a construção do corpo na contemporaneidade, a partir de uma aproximação entre o corpo cênico do ator/performer e o corpo do sujeito social. Pensa-se o corpo enquanto criação de um sujeito performativo, capaz de agir sobre o mundo.

Segundo Fabião, o corpo cênico está cuidadosamente atento a si, ao outro, ao meio; o sujeito não possui um corpo, ele é um corpo. O mundo não é ocupado pelo corpo, ele é uma de suas dimensões. A atenção é uma forma de conexão sensorial e perceptiva, tornando-se assim uma pré-condição da ação cênica; uma espécie de estado de alerta distensionado que se experimenta quando os pés estão firmes no chão, enrizados de tal modo que o corpo pode expandir-se ao extremo sem se esvair.

A autora também põe em pauta a relação entre o que atua e o que assiste e diz ser tão significativa quanto a relação entre ator e atriz. O corpo cênico em conjunto com o estado cênico faz com que a ação cênica aconteça fora do palco, entre palco e plateia, no atrito das presenças. Assim a ação cênica se dá através da colaboração de ambas as partes.

O estudo e a reflexão do corpo cênico e estado cênico são de fundamental importância para profissionais do teatro e também para estudantes de teatro. Saber o que acontece com o nosso corpo, não só na prática, mas também na teoria pode ser de grande valia para o estudo e preparação de qualquer personagem. Pode-se notar mais claramente a importância dessa técnica quando, numa peça teatral, o corpo do ator não tem relação com o que está sendo dito. Muitas vezes a fala está impecável, mas corporalmente isso não acontece em paralelo, fazendo com que a cena fique pobre e com que o ator perca sua relação direta com o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com