TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Nutriamigos

Ensaios: Relatório Nutriamigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 3

O “Programa Nutriamigos” tem como objetivo conscientizar, de forma lúdica e simples, a importância do consumo de todos os grupos alimentares. Tais grupos são personificados em forma de pessoas caracterizadas com os principais alimentos de seu respectivo grupo, tanto com a vestimenta quanto com ações facilitando a assimilação do personagem com os alimentos. Além disso, cada nutriente se apresentará separadamente, citando benefícios, malefícios, exemplificando os alimentos mais conhecidos de seu grupo (tanto pela fantasia que vestem quanto pela mesa que é posta com pratos montados) e cantando uma música tema do nutriente o qual representam.

Em um primeiro momento é feita a apresentação dos “Nutriamigos” para a personagem principal (Nina, filha de uma nutricionista) que fica super entusiasmada com seus novos amigos, como se intitulam. No episódio seguinte a garota está fazendo uma pesquisa escolar sobre os nutrientes e se lembra que seus amigos podem ajudá-la. O primeiro grupo a ser estudado é o dos CARBOIDRATOS, sua principal função é fornecer energia para o corpo, funcionando como combustível para as atividades, é um açúcar “escondido”. O personagem citou alguns exemplos de carboidratos como o amido, encontrado em cereais, a sacarose, presente na cana-de-açúcar, a maltose, do malte, a frutose que constitui as frutas, a lactose, derivada do leite.

Aproveitou para explicar que a ingestão de carboidratos deve corresponder

à, aproximadamente, 50% da ingestão diária de nutrientes.

A VITAMINA foi a segunda a explicar para Nina suas funções, ela representa as vitaminas, fibras e sais minerais que são alimentos responsáveis por regular o bom funcionamento do corpo, como as fibras para com o intestino. Alimentos com coloração amarela ou alaranjada contém vitamina A, a laranja, apesar de ter essa coloração é alimento fonte de vitamina C (isso não significa que não contenha vitamina do tipo A, na verdade a vitamina C é mais abundante do que a A), as hortaliças têm grande quantidade de vitamina B em sua composição, assim como o feijão e a batata. Os sais minerais são nutrientes responsáveis pelo fornecimento de substâncias como ferro, sódio, potássio, cálcio, que por sua vez são importantes para a composição do sangue, a regulagem da quantidade de água no organismo, na composição de ossos e dentes, os mesmos são encontrados respectivamente no feijão, sal de cozinha, banana, leite. Já as FIBRAS desempenham a função de limpeza do intestino como já foi exemplificado anteriormente, elas são de origem vegetal e garantem saciedade por um maior período, encontradas na casca das frutas por exemplo, elas não possuem valor calórico, o porém é que para que não prendam o intestino de quem as ingere em maior quantidade é necessária a ingestão de bastante água.

O próximo grupo que atendeu ao pedido da garota foi o das PROTEÍNAS, que são um conjunto de aminoácidos combinados. Ao contrário das fibras, as proteínas são encontradas em maior quantidade em alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite), pois se encontram de forma completa, já nos de origem vegetal as proteínas são incompletas tendo que ser combinadas para que haja o mesmo resultado da ingestão da completa. Assim como os carboidratos as proteínas fornecem energia, porém a principal função delas é a de construção, ajudando inclusive na cicatrização.

Por fim a GORDURA, nutriente essencial uma vez que é: veículo auxiliador para a distribuição e absorção das vitaminas, responsável por manter a temperatura corpórea e proteção de órgãos vitais, como coração,é fonte de energia concentrada que se ingerida em grande quantidade aumenta o acúmulo de gordura.

As fontes de gordura podem ser tanto de origem animal quanto vegetal, a animal está presente na manteiga, creme de leite, já a vegetal é encontrada no óleo de canóla, de soja, azeite de oliva.

A sinestesia é o ponto chave do vídeo, as informações foram expostas com vários reforçadores, a visão, com todas as cores, formatos, tamanhos, a audição através do tom de voz usado pelos personagens, com as músicas que estimulam a repetição para melhor fixarem o assunto, e dependendo da forma com que é passado o vídeo o tato e o paladar também podem ser explorados ao preparar os alimentos e degustá-los posteriormente. Pensar em um grupo alimentar e relacioná-lo diretamente a figura do personagem, as suas roupas, voz, trejeitos, faz com que assimilemos todas as informações, cumprindo o objetivo do relatório.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »