TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Histologia Aula Prática

Por:   •  6/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.170 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FASETE

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

DENISE FEITOZA DE ALMEIDA

EMILY TAMARE DE OLIVEIRA FERREIRA

LETÍCIA GABRIELLY DOS SANTOS NUNES

RAEL LUAN DOS SANTOS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Paulo Afonso-BA

2017

LETÍCIA GABRIELLY DOS SANTOS NUNES

RAEL LUAN DOS SANTOS

DENISE FEITOZA DE ALMEIDA

EMILY TAMARE DE OLIVEIRA FERREIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Relatório de aula prática apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Histologia, ministrada pelo Prof. Ms. Alan Lopes, no 2° semestre de Histologia.

Paulo Afonso-BA

2017


1. INTRODUÇÃO

O Tecido Nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos. A função deste tecido é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.

Podemos classificar o sistema nervoso em dois: Sistema Nervoso Central, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. No cérebro e cerebelo, que compõem o encéfalo, os corpos celulares dos neurônios se concentram na região mais externa (córtex) formando a substância cinzenta. Os prolongamentos (axônios) formam a região mais interna, chamada substância branca. Enquanto que na medula espinhal,a substância branca é mais externa e a cinzenta interna.

Sistema Nervoso Periférico, formado pelos nervos e gânglios. Os nervos são compostos de fibras nervosas. As fibras, por sua vez, são constituídas pelos axônios e pela célula de schwann, que os revestem.

O Tecido Muscular, têm a função de movimento do corpo, estabilização e postura, regulação do volume de órgãos e produção de calor. É classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso ou não-estriado.

A organização desses elementos faz com que se observem estriações transversais à microscópica luz.

2. LÂMINAS

2.1. Primeira lâmina

[pic 1]

Medula Espinhal - Foi observado uma estrutura branca por fora e cinzenta (neurônio cortado transversalmente) por dentro.

No centro da medula espinhal temos o canal do ependimo, em seu interior contém cílios que movimentam o LCR.

2.2. Segunda lâmina

[pic 2]

Musculo estriado esquelético é formado por feixes de células longas, cilindras e multinucleadas e que contêm muito filamento, as miofibrilas. Nas fibras musculares esqueléticas os numerosos núcleos se localizam na periferia das fibras, nas proximidades do sarcolema.  Tem o nome esquelético porque o musculo é ligado ao osso.

2.3. Terceira lâmina

[pic 3]

 O cerebelo é uma estrutura do sistema nervoso central relacionado principalmente com a manutenção do equilíbrio, dos tônus muscular e da postura, bem como a coordenação motora.   Assim como o cérebro, o cerebelo apresenta uma zona cortical composta de substância cinzenta que envolve um centro de substância branca (centro medular do cerebelo). O córtex cerebelar que envolve a substância branca pode ser dividido em três camadas. Estas camadas são, da mais superficial para a mais profunda: camada molecular, camada de Prukinje e camada granular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (795.9 Kb)   docx (683.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com