TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade da Implantação de uma empresa de decoração na cidade de Rio Azul-PR

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.892 Palavras (28 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 28

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho será abordado o tema “Análise de Viabilidade da Implantação de uma empresa de decoração na cidade de Rio Azul-PR”, onde utilizando vários métodos de pesquisa e estudo para constatar se há viabilidade.

Trata-se de um empreendimento, em uma cidade com menos de mil 20.000 habitantes, onde foi identificada a oportunidade de negócio, pois há carência da prestação de serviço na região.

Com o nome fantasia Decorale, trata-se uma empresa que presta serviços de decorações para festas infantis, tendo como o púbico alvo crianças de 0 a 10 anos, também locação de brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas.

Através desse estudo iremos identificar se há ou não a viabilidade de implantação da empresa com o auxílio de um plano de negócio, e se for constatado a sua viabilidade, a empresa será aberta inicialmente disponibilizando dos serviços de decoração infantil e locação de brinquedos, posteriormente de acordo com o planejamento estratégico será ampliada a oferta de produtos e serviços.

  1. JUSTIFICATIVA

É notável na cidade de Rio Azul e regiões vizinhas a falta de um empreendimento ao nível da empresa Decorale, a qual pretende disponibilizar de serviço completo, que atenda todas as classes sociais com igualdade e produtos e serviços de qualidade.

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a elegância e estética das decorações das festas de seus filhos, principalmente do primeiro aninho, é um momento único e tudo deve sair perfeito, para isso deve ser feito um planejamento inicial e ter uma empresa com responsabilidade que possa executar o trabalho.

A uma grande tendência de crescimento nesse ramo de mercado, pois trabalha com momentos muito especiais de todas as fases da vida da pessoa. Com a instalação da Decorale as pessoas de Rio Azul e cidades vizinhas terão mais comodidade e não precisarão se deslocar para os grandes centros para encontrar o que desejam.  

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Apresentar um plano de negócios para a implantação de uma empresa de decoração de festas infantis, sendo o nome fantasia: Decorale, na cidade de Rio Azul – PR.

1.2.2 Objetivos Específicos

  • Identificar o público-alvo para o negócio.
  • Formular uma apuração de custos de implantação e manutenção da empresa, ou seja, um plano de negócios.
  • Idealizar estratégias de planejamento e marketing a serem empregadas.
  • Avaliar a aceitação da população em relação ao novo empreendimento, e se realmente será necessária e viável à sua implantação.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO

2.1.1 Conceito de Administração

Parafraseando Montana e Charnov (2005). A palavra Administração não tem um termo de definição padrão, pelo fato de ter muitos termos comumente usados pelas pessoas dessa área. Basicamente podemos interpretá-lo como ato de gerir, controlar e monitorar colaboradores de uma empresa ou um próprio negócio. Um administrador moderno poderia caracterizá-la mais como a realização dos objetivos organizacionais pela definição de metas, organização do trabalho motivação dos demais, preenchimento de cargos, controle de mão-de-obra, matérias-primas e avaliação dos esforços concluídos.

De acordo com Montana e Charnov (2005, p.10) “Primeira tentativa de se estudar a administração de maneira cientifica em que se deu ênfase a eficiência do trabalhador, a qual deveria ser obtida por meio de um modo correto de se fazer uma tarefa. ”

Para Montana e Charnov (2005, p.10) “Também conhecida como Pesquisa Operacional (PO), teoria que vem da Segunda Guerra Mundial e afirma que a produtividade do trabalhador pode ser aumentada pelo uso do método científico em combinação com modelos matemáticos das tarefas dos trabalhadores. ”

Os primeiros textos sobre administração possuem datas que coincidem as do início da Revolução Industrial, no século 18 na Inglaterra, depois se alastrando para toda a Europa e América no século 19.

Alguns teóricos como Charles Babbage (1792-1871), afirmavam que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações do trabalho a fim de ajustar as empresas, principalmente na área emergente da manufatura leve. Mas suas ideias foram ignoradas até serem redescobertas pelo pai da administração científica, Frederick W. Taylor (1856- 1915), Babbage afirmou que o trabalho deveria ser reduzido a tarefas menores e padronizadas. Embora essa ideia tenha sido um dos fundamentos teóricos para a tecnologia da linha de montagem moderna, ela foi ignorada por mais de meio século.

2.1.2 Teoria da Administração

As teorias administrativas são ideias praticas que ajudam a entender e administrar organizações, é um conjunto de preposições que procuram explicar os fatos da realidade pratica.

Para Maximiano (2011, p.26) “Muitas das teorias e técnicas usadas para administrar as organizações da atualidade são ideias que evoluíram de práticas do passado. Países, exércitos e organizações religiosas vem há muito tempo criando soluções para lidar com recursos e realizar seus objetivos. ”

Maximiano (2011, p. 27) ainda afirma que “No século V A.C, começou na Grécia um período de produção de ideias que viriam a influenciar profundamente a pratica da administração. Muito mais que isso, as ideias dos gregos contam-se entre as mais importantes contribuições para a civilização. ”

Maximiano (2011, p.27) evidencia que:

Princípios e técnicas de administração construíram e mantiveram a Roma durante seus 12 séculos de existência, como monarquia, republica e império. A capacidade de construir e manter o domínio sobre o que hoje é a Europa comprova as aguçadas habilidades administrativas dos romanos. Também é importante lembrar que a má administração ajudou a destruir Roma no final do seu longo período de glória. No entanto muitas de suas concepções sobrevivem no Direito, na Administração Pública e na Igreja Católica.

As organizações militares vêm a mais de 3.000 mil anos criando soluções para a administração de grandes contingentes de pessoas envolvidas em operações complexas e arriscadas, conceitos sobre estratégia, planejamento, logística e hierarquia são usados hoje não somente nas Forças Armadas, mas também em todos os tipos de empreendimento ou organização seja ela privada ou pública.

Maquiavel (1469-1527) e Sun Tzu também foram alguns nomes muito importantes para a administração, ambos os escritores possuíam teorias que foram interpretadas e reformuladas e são usadas até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com