TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas à Ecologia

Ensaio: Respostas à Ecologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Ensaio  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1:

Esse texto tem como premissa estabelecer uma síntese da ação humana sobre o ambiente desde as primeiras civilizações.

Os homens primitivos desconheciam os meios tecnológicos para a garantia da subsistência. Daí proviam-se a partir da caça, pesca e coleta de frutas, mudando-se sempre para outras áreas assim que tais alimentos esgotavam-se. Logo, por ainda serem poucos indivíduos, a natureza tinha tempo de regenerar-se.

Com a Revolução Neolítica (10 mil anos), iniciaram técnicas de plantio e criação de animais. Com isso, a população humana cresceu em ritmo mais acelerado.

Na Idade Média, as florestas começaram a ser desmatadas para o cultivo de plantações. Surgindo então, a ideia de mercadoria, venda e obtenção da mesma.

Já na Idade Moderna, de posse de uma visão antropocêntrica, o homem extraiu recursos naturais visando o lucro de maneira inconsequente como se fossem fontes inesgotáveis.

A partir do século XVIII, após a Revolução Industrial, houve a revolução dos modos de produção e inauguração do capitalismo industrial, que transformaram o meio ambiente e produziram impactos irreversíveis sobre o mesmo.

Enfim, atualmente as práticas de extração animal, vegetal e mineral continuam com base na crença de que são fontes ilimitadas. Acrescidas ainda de crescimento da população e consumo desenfreado, exigindo-se dessa forma, maiores recursos ambientais.

Questão 8:

O texto ora apresentado tem como proposta a comparação entre a pauta “Brasil pode ser a quinta economia do mundo na próxima década, diz IPEA” (da fonte Folha Online) e nos argumentos do autor Thomas Friedman em seu livro “Quente, plano e lotado” (matéria divulgada pelo Financial Times).

O primeiro, parte da premissa de que a “recuperação econômica mundial” será norteada/iniciada por países em desenvolvimento: China, Índia e o Brasil. Mas para isso, deverá aliar crescimento com bem estar social, logicamente envolvendo, questões ambientais (inclusive, com penalidades para quem degrada o meio ambiente e utilização de tecnologias avançadas que descaracterizem os meios de produção não sustentáveis). Acrescentando-se ainda outros dois “desafios”: a educação (no que refere-se ao aspecto qualitativo) e a “questão demográfica” (quanto a elevação da produtividade).

Já o último, revela as relações existentes “entre o meio ambiente e o ambiente de negócios”. Destacando que os “recursos naturais” da terra vem sendo utilizados de modo desordenado, tanto do ponto de vista econômico, quanto ecológico. Isso teve seu ápice com os avanços das tecnologias e da comunicação, fazendo com que as pessoas “conectem-se”, mas também consumam mais (como ocorre no Brasil, Índia e China). Portanto, é necessário haver mais equilíbrio entre os segmentos econômicos e ecológicos.

Levando-se em consideração que fatores como: aquecimento global, crescimento da classe média ao redor do mundo (China, Brasil, Índia e Rússia –aumento do padrão de consumo) e aumento da população podem levar o planeta a escassez de matérias-primas e a insustentabilidade.

Sendo assim, diante da leitura atenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com