TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenho técnico: perguntas e respostas

Trabalho acadêmico: O desenho técnico: perguntas e respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2012  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  4.243 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 Etapa 1

1.1 Passo 2 - perguntas e respostas

Perguntas

A) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

B) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Respostas

A) O desenho técnico é um tipo particular de desenho, que obedece a regras bem definidas. Serve para comunicar uma idéia ou um conceito de modo único, sem ambiguidades nem significados múltiplos. O desenho técnico apresenta com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes para sua produção por exemplo.

O desenho artístico limita-se apenas em transmitir uma imagem, sem grande ênfase quantificação das dimensões do objeto. O desenho artístico pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto, já o desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto. Silva, Ribeiro, Dias e Souza (2004).

B) Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectiva. Perspectiva é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de um determinado objeto. O desenho assemelha-se a uma fotografia do objeto desenhado.

A representação em vistas múltiplas de um objeto é um dos tipos de representação mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal, essa representação em geral é mais fácil de executar do que a representação em perspectiva. Silva, Ribeiro, Dias e Souza (2004).

C) Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico. No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISO (International Organization for Standardization), No continente americano existe a ANSI (American National Standards Institute). No nível de cada país existem organismos ligados a normalização, como por exemplo, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no Brasil. O principal órgão que regulamenta as regras é o ISO (Organização Internacional de Padronização), que serve com referência para elaboração de outras normas em diferentes países.

1.2 Passo 3 - perguntas e repostas

Perguntas

A) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

B) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

C) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimensions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho de papel ainda não foi abolido.

D) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escalas real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para maioria das peças, isso não é possível . Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Respostas

A) A utilização da escrita normalizada é para que seja uniforme e legível, sem perda de qualidade, ou seja, para que possa ser interpretado de uma só maneira.

B) Arestas de contorno visível: Tipo A, traço contínuo grosso.

Arestas de contorno invisível: Tipo E, traço interrompido grosso. Tipo F, traço interrompido fino.

C) O desenho em papel torna-se mais acessível, com menor custo, mais pratico para ser transportado, com informações complementares, cimos cortes, tolerâncias dimensionais e acabamentos superficiais, além disso, é necessário que o desenho esteja no local de execução da obra, para que sejam feitas consultas rápidas, e para que não haja erro na execução. Os desenhos em papel continuam a ter grande importância também para a fabricação, onde na maioria das situações são necessárias as vistas e todo um conjunto de informações complementares, como cotas, tolerâncias dimensionais e geométricas e acabamentos superficiais. É muito importante também que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.

D) Devemos usar escalas quando o objeto a ser representado é muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com