TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artrópodes

Dissertações: Resumo Artrópodes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 5

Artrópodes

É o maior filo. Um dos aspectos mais importantes é a existência de patas articuladas, que possibilitam movimentos rápidos na busca de alimentos e fuga dos predadores. Outras partes do corpo tbm possuem articulações, como as antenas, por onde captam odores, e as peças bucais, que permitem a captura de alimentos.

Estrutura: Apresentam uma carapaça protetora que reveste o corpo, formando o exoesqueleto (esq externo), que atua como armadura, pois é formado por quitina, que protege e evita a desidratação desses animais.

Nos crustáceos, o exoesqueleto é impregnado por sais de cálcio, possibilitando maior proteção do corpo.

O exoesqueleto apresenta desvantagens, pois não cresce com o animal, pois apresenta crescimento descontínuo, pois o exoesq deve ser trocado de tempos em tempos. Esse fenômeno de troca denomina-se muda ou ecdise e a carapaça velha chama-se exúvia.

Características:

- patas articuladas

- exoesqueleto quitinoso

- corpo segmentado

- triblásticos (3 folhetos embrionários)

- celoma

- protostômios

- simetria bilateral

Classificação: São divididos em 5 classes: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. As diferenças são: divisões do corpo, núm de patas, presença de antenas, respiração, excreção ...

Insetos

São ¾ dos artrópodes. Eficientes na busca de alimentos, fuga e procura de parceiros pro acasalamento.

Características: corpo dividido em 3 regiões: cabeça, tórax e abdômen

•Cabeça: localizam-se 2 antenas que são órgãos olfativos e táteis, 2 olhos compostos e 3 ocelos e o aparelho bucal que pode ser do tipo mastigador ou lambedor

•Tórax: dividido em 3 segmentos com um par de patas em cada, existe 2 ou 3 pares de asas que são expansões da epiderme e da cutícula ligada ao tórax, mas alguns não possuem asas como o piolho e a pulga.

•Abdômen: tem entre 7 e 11 segmentos, lá se encontram os órgãos viscerais e o ultimo segmento é o da reprodução

Digestão: com o auxílio das peças bucais, o alimento entra pela boca e passa pela faringe, que se alarga. Em seguida, o alimento é triturado no proventrículo (estomago mecânico) e sofre digestão química no estomago e na cavidade intestinal. As fezes são eliminadas pelo ânus. Digestão extracelular e tubo digestório completo.

Respiração: respiração traqueal. Traqueias são finos tubos, com muitas ramificações que transportam o oxigênio até os tecidos e retiram o gás carbônico. Na região ventral do tórax e abdômen existem pequenos orifícios respiratórios (estigmas ou espiráculos) que são aberturas das traqueias que permitem entrada de ar.

Circulação: sistema circulatório aberto. A hemolinfa passa pelo coração e é bombeado pela artéria aorta, em seguida, ocorre sua distribuição por um sistema de lacunas ou hemoceles (espaços do corpo q banham os órgãos). Não existem capilares e nem veias.

A agilidade dos insetos se deve à rápida oxigenação dos tecidos pelo sistema traqueal.

Excreção: apresentam tubos longos e finos (tubos de Malpighi), que retiram as excreções das lacunas da circulação e lançam no intestino, saindo pelo ânus.

Sistema nervoso: existem 2 gânglios na cabeça que são unidos por 2 cordões nervosos, cujos nervos levam os estímulos ao corpo

Reprodução: são animais dioicos (sexos separados). O macho deposita seus espermas na genitália da fêmea. Em seguida, esses gametas masculinos podem ficar armazenados na espermateca para posterior fecundação no oviduto. Após a postura dos ovos, inicia-se o desenvolvimento embrionário. Os embriões podem deservolver-se diretamente ou indiretamente (larvas).

•Desenvolvimento ametábolo (sem metamorfose): apenas sofrem mudas para o crescimento. (traças)

•Desenvolvimento hemimetábolo (metamorfose imcompleta): as formas jovens se assemelham às adultas e denominam-se ninfas e se caracterizam por apresentarem tamanho e asas reduzidos e órgão reprodutor não desenvolvido. Ficam cada vez mais parecidas com os adultos à medida que sofrem mudas.

•Desenvolvimento holometábolo (metamorfose): formação de uma larva diferente do adulto. Passam por 4 fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e indivíduo adulto (borboleta)

Crustáceos

Características: constituído por 2 regiões

•Cefalotórax: 2 pares de antenas e 1 par de olhos compostos. Possuem geralmente 5 pares de patas: o 1º pode ser 2 pinças que servem pra ataque e defesa, e os outros 4 pares se destinam à locomoção, manipulação de alimentos e limpeza do corpo.

•Abdômen: o último segmento do abdômen denominado télson, é constituído por 2 apêndices móveis (urópodes). O télson protege os ovos e atua como nadadeira caudal.

Digestão: os nutrientes são absorvidos no intestino e o resto é eliminado pelo ânus.

Respiração: realizada por meio de brânquias, lá existem câmaras cheias de água que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com