TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Biologia Enem

Monografias: Resumo Biologia Enem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 9

Células eucariontes: animal e vegetal

Células animais

As células animais possuem, como todas as células eucariontes, núcleo individualizado, retículo endoplasmático, complexo golgiense, ribossomos e mitocôndrias. Como os animais necessitam utilizar alimentos produzidos por outros seres, possuem uma organela cuja função é a digestão intracelular – os lisossomos. Diferentemente das plantas superiores, as células animais possuem centríolos responsáveis pela formação de seus cílios e flagelos, bem como pela orientação da divisão celular. Não possuem pastos, parede celular nem vacúolo central.

Células vegetais

As células vegetais se distinguem das células animais devidas às seguintes características: parede celular, conexões celulares (plasmodesmos), vacúolo central (armazena substâncias), pastos e reserva energética na forma de amido. O citoplasma das células vegetais contém, além dos pastos e vacúolos, as mesmas organelas da célula animal. Aparentemente tanto o retículo endoplasmático liso quanto o granular e os ribossomos exercem funções semelhantes nas células animais e vegetais.

A célula vegetal está circundada por uma estrutura semirrígida denominada parede celular, a qual confere proteção e apoio mecânico, que se deforma à medida que a célula cresce e se diferencia.

Os pastos são organelas ligadas aos processos de fotossíntese. Há diversos tipos de pastos e sua classificação se faz de acordo com o material encontrado no seu interior. Os cloroplastos são os mais comuns e são verdes devido aos pigmentos de clorofila.

Obs.: Relação entre superfície e volume

À medida que a célula apresenta um aumento de volume, observamos também um aumento de sua superfície de membrana. No entanto, esse aumento não se dá na mesma proporção, uma vez que o volume interno cresce numa grandeza cúbica, enquanto que sua área superficial cresce numa grandeza quadrática. Sendo assim, a taxa metabólica deve ser reduzida em células de maior volume, pois esta não consegue assimilar os nutrientes, nem dissipar o calor que seria gerado. Logo, quanto maior for a relação entre superfície/ volume, menor será a taxa metabólica de uma célula.

Membrana plasmática: especializações da membrana plasmática

A membrana plasmática delimita todas as células existentes. Exerce o papel de “porteiro” controlando a entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva).

Todas as membranas celulares possuem uma mesma composição: são formadas por bicamadas fosfolipídicas na qual se inserem proteínas, podendo estas estar associadas a glicídios ou não. Este modelo de organização denomina-se modelo do mosaico-fluído – que descreve que a membrana plasmática é um mosaico glicoproteico imerso em uma bicamada fosfolipídica que lhe confere fluidez.

Especializações da membrana

Em determinados pontos da membrana plasmática observamos alterações estruturais denominadas junções celulares, sendo encontradas em vários pontos de contato célula-célula e célula-matriz, tendo uma grande importância principalmente no epitélio. As principais especializações são:

* Microvilosidades: Aumentam a superfície de contato entre a célula e o meio extracelular, aumentando a capacidade absortiva do tecido. Encontrada no epitélio intestinal e renal favorecem as trocas de substâncias.

* Desmossomos: Conferem uma forte resistência aos tecidos nos quais são encontrados, estando intimamente associados aos tecidos de revestimento (epitelial). Diminuem a perda de água e outras substâncias bem como evitam a entrada de corpos estranhos no organismo.

* Interdigitações: Assim como os desmossomos possuem importante papel coesivo das células vizinhas.

* Junções comunicantes (GAP): Permitem à passagem de sinais elétricos ou químicos de uma célula a outra em interação.

* Plasmodesmos: Canais entre células vegetais que facilitam as trocas de substâncias

* Glicocálix: Formado por proteínas associadas a glicídios ancoradas na membrana na região voltada para o meio extracelular. Confere às células a capacidade de se reconhecerem, podendo desencadear mecanismos de rejeição a transplantes e doenças autoimunes.

Membrana plasmática: o transporte em massa através da membrana plasmática

Em algumas células ocorrem processos que permitem a entrada e saída de macromoléculas (sólidas ou líquidas) entre os meios externo e interno da célula. Esses processos são chamados genericamente de endocitose (entrada de macromoléculas) e exocitose (saída de macromoléculas). Embora geralmente ocorram em células que constituem organismos unicelulares, algumas células de organismos multicelulares também podem realizar esses processos (ex.: poríferos e cnidários, bem como nossas células de defesa (leucócitos)). A endocitose pode ocorrer de duas maneiras: por fagocitose (englobamento de partículas sólidas, normalmente ocorre através da emissão de evaginações da membrana – os pseudópodos) ou por pinocitose (englobamento de partículas líquidas que promovem a formação de invaginações na membrana plasmática). Após a endocitose as macromoléculas serão digeridas pelos lisossomos da célula.

Ribossomos

Os ribossomos são agregados de RNAr (ribossomal) e proteínas, responsáveis por efetuar a síntese proteica. Não possuem membrana envolvente e são as únicas organelas encontradas também nas células procariontes (bactérias). Podem se localizar livres no citoplasma ou associados ao retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos livres no citoplasma produzem proteínas para uso intracelular (ex. enzimas, citoesqueleto).

Retículo endoplasmático rugoso, granular ou ergastoplasma

O retículo endoplasmático rugoso é formado por uma rede de canais que ocupam grande parte do volume citoplasmático. Pode apresentar ribossomos aderidos, característica típica do retículo endoplasmático rugoso (RER).

Assim como os ribossomos livres, o RER também executa a síntese de proteínas, porém, as proteínas produzidas no RER são endereçadas ao meio extracelular através da via secretora (retículo endoplasmático liso e complexo golgiense). Hormônios proteicos, enzimas do tubo digestivo, e proteínas da membrana plasmática são produzidas nesta organela.

Retículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com