TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Biologia

Casos: Resumo De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

Núcleo: O núcleo de uma célula é a parte mais importante dela. É ele que comanda todas as funções celulares, como respirar transportar substâncias, participar da divisão celular, etc. Nas células animais e vegetais ele são protegidos pela carioteca, ou seja ele não se mistura ao restante da célula, então dizemos que essas são células eucariontes!!!! É o centro da célula, comanda tudo. É ele que contém também o RNA (DNA).

Mitocôndria – respiração celular aeróbica, através da glicose e do oxigênio esse organoide produz energia necessária para as células. Responsáveis pela respiração celular.

Retículos endoplasmáticos granular e agranular – transporte intracelular, produção de proteínas, produção de lipídios, degradação de substâncias tóxicas.

Reticulo endoplasmático: São pequenas veias que transportam os nutrientes necessários para qualquer lugar da célula. É formado por várias membranas, criando canais, que se estendem do citoplasma até a carioteca (membrana que envolve o núcleo celular). Dentro do retículo, várias substâncias são carregadas de um ponto até outro, dependendo da necessidade.

R.E.Liso. Produção de lipídios;

R.E.Rugoso. Produção de proteínas

Liso e rugoso. A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Complexo de golgi (Se fala Goldi) - Responsável pelo "empacotamento" de proteínas que serão lançadas para fora da célula.

Lisossomos – Responsáveis pela destruição das partes velhas e gastas das células. São estruturas responsáveis pela digestão da célula.

Plastos (célula vegetal) – fotossíntese ou armazenamento de substâncias de reserva.

Peroxissomos – atuam na desintoxicação celular.

Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma. No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo

Função: Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. Organelas ficam dentro do citoplasma.

Organelas: CLOROPLASTOS - Responsável pela realização da fotossíntese.

VACÚOLOS - Responsável pelo controle de água na célula. Vacúolo digestivo – presente quando a célula realiza digestão e se desfaz na clasmocitose; vacúolos contráteis ou pulsáteis (protozoários) – expulsa água do interior do citoplasma; vacúolos de células vegetais – armazenamento de substâncias. PAREDE CELULAR OU CELULOSÉICA - Responsável pela rigidez da célula.

Respiração Celular: A mitocôndria recebe substâncias orgânicas (glicose por exemplo) e oxigênio como combustível. O oxigênio oxida os elementos orgânicos, liberando energia em forma de ATP. O ATP é uma molécula (C10H16N5O13P3) que armazena energia na ligação de seus fosfatos. Essa energia é utilizada na síntese de substâncias, locomoção, divisão celular, transporte, geração de calor, etc.

Os ribossomos não contém uma membrana, os ribossomos são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. Elas tem como função proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula. Responsável pela fabricação de proteínas.

MEMBRANA PLASMÁTICA - Uma pequena película que envolve a célula e controla todas as substâncias que saem e entram.

Flagelo: Um fio que ajuda na locomoção e/ou não digestão.

Capsula: utilizada como depósito de alimentos e como lugar de eliminação de substâncias.

Unicelulares - Seres que tem apenas uma célula

EX: Ameba, bacterias

Pluricelulares (multicelulares) - Seres que tem mais de uma célula.

EX: Homem, vertebrados, plantas, invertebrados

Acelulares - Seres que não possuem célula

EX: Vírus

DNA: Durante a evolução da célula formou-se uma molécula, que hoje sabemos ser o ácido desoxirribonucleico (DNA ou ADN): molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, e que contém a informação genética codificada. O DNA constitui uma espécie de código que determina o que uma célula tem. Além disso, o DNA é capaz de produzir uma cópia dele mesmo.

RNA é formado de ácido ribonucleico. Possui apenas uma fita longa com polímeros formados por milhões de nucleotídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com