TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reursos Humanos E Curso Tecnico Para Asistente Tecnico Em Esecretaria Escola

Casos: Reursos Humanos E Curso Tecnico Para Asistente Tecnico Em Esecretaria Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - PE PRÓFUNCIONÁRIO JONATHAN PEREIRA DE OLIVEIRA

Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores

COMPETÊNCIA 1- Identificar a origem histórica dos funcionários das escolas públicas.

Produza um texto comparando os funcionários da escola durante o período em que a educação brasileira era responsabilidade da Companhia de Jesus com os funcionários da escola depois da implantação da reforma pombalina.

Podemos dizer que a Companhia de Jesus ou Jesuítas como são conhecidos até hoje foram o marco da educação Brasileira e daí com certeza é que surgiram os funcionários da escola, nesta época quase toda a totalidade dos educadores eram formados por professores da igreja católica. E no auxilio aos professores é que surgiram os funcionários de escola conhecidos nesta época como decuriões, que nada mas eram do que os próprios alunos, escolhidos pelo mérito e bom desempenho. Esses decuriões, primeiros funcionários eram responsáveis pelas correções, disciplina, frequência, limpeza e ainda deveriam providenciar o bom andamento da atividade educacional. Esses decuriões eram os assistentes, merendeiras, porteiros, zeladores e outras funções em um só, eram literalmente polivalentes. Mas lá na frente com uma melhor estruturação das escolas e internatos sentiu-se a necessidade de uma melhor logística de funções, daí surge um novo profissional da educação conhecido como coadjutores. Onde existia um foco na função maior e onde se percebeu que todos ali envolvidos estavam relacionados no processo de ensino.

Lá na frente com a chegada de pombal e sua ideia revolucionaria e moderna baseada em pensamentos iluministas se desencadeou a formação de um sistema publico de ensino, os jesuítas já expulsos, prédios vazios, e a volta a estaca zero. Onde em meios educacionais tivemos mas prejuízos do que benefícios. Neste novo modelo de ensino comparado com a dos da companhia de Jesus o ensino se tornou unilateral onde toda responsabilidade se tornou unicamente do professor, onde conseguimos enxergar obscuramente a percepção de alguém, como funcionário de escola, mas quase ou todo obsoleto que era a figura de um escravo que apoiava esporadicamente em funções nada didática.

Resumindo nesta ultima colocação a função de um funcionário de escola, como coadjutores e participante as vezes direta e sempre indiretamente na formação e parte pedagógica do ensino foi parcialmente ou até totalmente extinta. Mas ainda bem que era perceptível a necessidade de funcionários e não só docentes na formação dos alunos. E hoje somos vitoriosos em fazermos parte desta grandiosa engrenagem que se chama “ EDUCAÇÂO “.

Palmares, 27 de Abril de 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com