TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de avaliação de curso técnico na Secretaria da escola

Artigo: Projeto de avaliação de curso técnico na Secretaria da escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SECRETARIA ESCOLAR DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DR. DJALMA DA CUNHA BATISTA

JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu como parte da avaliação do Curso Técnico em Secretaria Escolar, ministrado pela tutora Luciene Nunes Calixto e como requisito para a avaliação da Prática Pedagógica Supervisionada. Tendo como objetivo investigar e demonstrar as ações desenvolvidas na secretaria escolar da Escola de Ensino Dr. Djalma da Cunha Batista. E através do mesmo, os cursistas interagem como pesquisadores e apresentadores de sua pesquisa.

Em suma, pretendem-se mostrar com a realização deste projeto, os conhecimentos sobre o andamento dos trabalhos do Coordenador Administrativo, da Secretária e dos auxiliares de secretaria realizados dentro da secretaria desta Unidade de Ensino.

RELATÓRIO

O presente relatório tem como objetivo descrever as ações desenvolvidas dentro de uma secretaria escolar.

Atuando, também, na unidade escolar o Secretário juntamente com o Coordenador Administrativo e ao auxiliares escolares desenvolvem essas atividades enfrentando grandes desafios, pois, na escola, além das suas responsabilidades, eles interagem com muitas pessoas como: professores, alunos, pais e demais profissionais e fornecedores, as autoridades e as pessoas da comunidade em geral.

Todo o trabalho é realizado com competência, eficiência e eficácia em busca de bons resultados. No serviço administrativo de uma instituição, é necessário que a organização do trabalho seja o destaque.

Dentre as ações realizadas pela secretaria, administrar os horários escolares, assistir o corpo docente nas rotinas da escola estão: organizar os trabalhos da própria secretaria, abrir e manter atualizados os arquivos escolares, estabelecer as rotinas de trabalho de seus auxiliares, administrar o atendimento ao público externo, administrar o atendimento aos professores e alunos, organizar o expediente do diretor, alimentar os controles de gestão (controle dos alunos na escola, controle do aluno na sala de aula, controle dos resultados escolares por turma e por segmento, controle dos resultados escolares pela qualidade de exercícios, controle das disciplinas, controle do acompanhamento dos familiares a estudantes), todos esses instrumentos são indispensáveis para uma secretaria competente.

A secretaria funciona dentro de uma escola como parte fundamental e uma das ações mais importante é que ela providencia toda documentação necessária que o aluno precisa para comprovar sua escolaridade, no primeiro instante quando o aluno chega é feito sua matrícula para iniciar o ano letivo, em seguida a relação que faz parte do caderno de registro do professor junto também com a ficha individual, onde se registra as notas do aluno. Hoje temos o SIGE que é um programa que veio facilitar o trabalho na secretaria, neste programa se registra toda a vida escolar do aluno e no final do ano gera os seguintes documentos: ficha individual, boletim, histórico, declaração, relatório, etc.

Consideramos que a secretaria é o coração da escola, não que seja parte o setor mais importante, pois, precisamos de todos os setores para que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com