TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ambientais em Lavanderia Hospitalar

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

CAMPUS ITABIRA

STEFANIA CHAVES FERREIRA - 35165 – ESSI06.2

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE n° 1 (HIGIENE 1)

ARTIGO

Itabira

2017

NOME DOS ACADÊMICOS E RA

1- Stefania Chaves Ferreira- 35165

DISCIPLINA

ESSI06.2

PROFESSOR(A)

Anna Rita Tomich

LABORATÓRIO

Lab 1216

ASSUNTO DA AULA PRÁTICA

Apresentação de artigo

“Condições e ambiente de trabalho em uma lavanderia hospitalar: percepção dos trabalhadores” (PINHEIRO Francisca 2016:41 e5 11 páginas) é um artigo científico, oriundo de uma tese de mestrado da mesma autora. Um tema pouco abordado na literatura - que seriam as lavanderias – mas, contudo, de suma importância, pois desempenham uma função significativa em instituições na área da saúde, pois exerce forte influência em diversificados setores, como por exemplo, centros cirúrgicos, UTI’s e ambulatórios, ajudando a controlar possíveis infecções. A falta ou mesmo o atraso da entrega das roupas podem acarretar sérios transtornos seja com os pacientes ou com as atividades que serão exercidas nos hospitais. O objetivo central do artigo é através da coleta de dados qualitativos, possam ser realizadas analises a partir da vivência e percepção dos trabalhadores sob a rotina no ambiente de trabalho, seja ele no ritmo ou nos riscos que estão sujeitos. As causas mais citadas são as elevadas cargas de trabalho e diversos riscos ambientais e ocupacionais, como infecções causadas por microorganismos no sangue ou outros fluídos, calor, ruído, vibração, além da insatisfação do trabalhador com as condições de trabalho. Em algumas literaturas alguns outros fatores também são colocados em evidência, como a insatisfação dos trabalhadores e o número excessivo de horas trabalhadas sem repouso e em pé.

Para a coleta de dados foi utilizado um estudo de grupo focal, pois este mesmo possibilita focar o social como um mundo de significados. Sendo assim, aconteciam reuniões freqüentes entre os trabalhadores e também alguns superiores, chefes e os entrevistadores, que seguiam um roteiro com perguntas norteadoras, e antes do início de cada sessão foram firmados compromissos de manter o sigilo da identidade e de não identificar as falas de cada indivíduo a respeito das entrevistas colhidas. O objeto de estudo, aconteceu em uma lavanderia de um hospital de ensino público localizado na cidade de Curitiba (PR), sua localização é encontrada no piso térreo do prédio central do hospital pesquisado, seu funcionamento é ininterrupto e ela é responsável pelo processamento de roupas para todas unidades do hospital. Foi utilizada uma amostra de 47 trabalhadores, do sexo feminino e masculino, entre idades de 20 a 60 anos, mesclando diferentes cargas horárias e diferentes contratos de trabalho/vínculo empregatício. Tais funcionários que aceitaram ser entrevistados são encarregados dos setores de “áreas limpas” (área de centrifugação, classificação de roupas limpas, secagem, dobragem, guarda e distribuição de roupas), e “áreas sujas” (área de classificação de roupas sujas, pesagem, e lavagem de roupas).

As transcrições foram colhidas e analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo na modalidade de análise temática, onde se permite apreender os significados das falas nas reuniões de grupo focal. A partir da análise do grupo focal era de ser esperada a identificação das queixas apresentadas pelos trabalhadores, revelando os sentimentos decorrentes da vivência desses profissionais. Tais releituras foram divididas em 3 categorias: Riscos do trabalho diário, organização do trabalho e controle sobre os trabalhadores e sugestões dos trabalhadores para melhorias nas condições de trabalho. Para cada categoria encontrada, dividida a partir das falas feitas nas entrevistas com os trabalhadores, foi dado às respectivas descrições com suas percepções do ambiente de trabalho e apresentado recortes das falas dos trabalhadores, para fim de comparar com as realidades encontradas. No fim de cada categoria foi apresentado sugestões para uma melhor eficácia dos problemas enfrentados no ambiente de trabalho.Ao fim, foram constatados inúmeros riscos ocupacionais e ambientais.O grupo focal possibilitou identificar a percepção dos trabalhadores da lavanderia sobre suas condições de trabalho. Por fim  foram listados os seguintes principais agravos: riscos físicos, como o ruído e calor excessivos, e riscos ergonômicos, biológicos e de acidentes, com materiais perfurocortantes, gerando condições de trabalho impossibilitando que alguns trabalhadores desenvolvam sua atividade laboral de maneira plena e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com