TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Texto Roberto Damatta

Artigos Científicos: Dissertação Texto Roberto Damatta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 2

DISSERTAÇÃO

ROBERTO DAMATTA

RELATIVIZANDO: UMA INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA SOCIAL

Neste interessante texto de Roberto Damatta, o autor expressa a grande diferença entre ciências naturais e sócias, nos mostrando a relevância do último para crescimento do ser humano, ao proporcionar quebra de paradigmas comportamentais, de princípios e valores simbólicos e políticos oriundos da história, das experiências e realidades de cada indivíduo em sociedade.

É notável como o homem dar mais importância ao que é facilmente controlável por ele, já que as ciências naturais proporcionam tal domínio, já que são comprovadas com fatos que se repetem, podem ser testadas, tem conhecimento objetivo, externo, independente da vítima a ser estudada. Já as ciências sociais exigem interação entre investigado e investigador, exige esforço por parte do pesquisador que terá seus valores e realidades pessoais confrontadas ao estudar algo tão complexo e exclusivo, que está em constante mudança. A tarefa de estudar os fatos sociais exige do cientista social um olhar crítico e sensível para perceber as motivações e os inúmeros significados que possam haver por trás das mais simples ações. Sendo que para pesquisar a sociedade o homem precisa abrir mão de seus preconceitos e seu ar de superioridade. Ver o outro com igualdade, reconhecendo que são apenas diferentes e podem transmitir muitos ensinamentos.

Através do estudo das ciências sociais o homem pode agregar à tecnologia para suprir as necessidades do ser humano, como por exemplo, o invento das redes sociais, da internet, televisão e outros. Tal avanço tecnológico oriundo das ciências sociais influencia cada indivíduo de forma diferente, promove modificações no comportamento social, por vezes inconscientemente.

Por fim, a imagem deixada pelo texto é a de que DaMatta tenta, a todo custo, atestar que as ciências sociais seriam de alguma forma menos nocivas e até mais nobres do que as ciências naturais. Mostrar que as ciências sociais precisam de mais empenho e mais participação efetiva do cientista do que as ciências naturais. De que precisariam, portanto, de um olhar mais sensível, interpretativo e, de certa forma, mais humano; além de uma dedicação maior vinda de um cientista social do que a um biólogo ou físico, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com