TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Neuroanatomia

Monografias: Roteiro De Neuroanatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 9

DISCIPLINA: NEUROANATOMOFISIOLOGIA – 2015/1

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA: SISTEMA NERVOSO

A. Identifique as seguintes DIVISÕES do sistema nervoso central:

1. Medula espinal: A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem entretanto ocupa-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clínica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.

2. Tronco encefálico (Tem formato de cavalo-marinho): O tronco é parte indegrante encéfalo. Composto por Bulbo, Ponte e Mesencéfalo.

Bulbo (rabinho do cavalo-marinho): É a menor parte do tronco encefálico. O bulbo ou medula oblonga tem forma de um cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal.

No bulbo localiza-se o centro respiratório, muito importante para a regulação do ritmo respiratório. Localizam-se também o centro vasomotor. A presença dos centros respiratórios e vasomotor no bulbo torna as lesões neste órgão particularmente perigosas.

Em razão de sua importância com relação às funções vitais, o bulbo é muitas vezes chamado de centro vital. Pelo fato de essas estruturas serem fundamentais para o organismo. O bulbo é também extremamente sensível a certas drogas, especialmente os narcóticos. Uma dose excessiva de narcótico causa depressão do bulbo e morte porque a pessoa para de respirar.

Ponte (barriga do cavalo-marinho): É a parte do tronco encefálico entre o bulbo e o mesencéfalo. Tem um papel fundamental na regulação do padrão e ritmo respiratório. Lesões nessa estrutura podem causar graves distúrbios no ritmo respiratório.

Mesencéfalo (pescoço do cavalo-marinho: Fica entre a ponte e o cerebelo, sendo também chamado de pedúnculo cerebral. Esta é uma área muito importante, pois é por onde passam todos os estímulos que saem e vão para o cérebro, além de conter diversas estruturas que controlam a postura e ativação do córtex cerebral.

No mesencéfalo encontramos os núcleos rubros, a sustância negra e o núcleo dos nervos óculo-motor (III par craniano), troclear (IV par craniano) e parte do trigêmeo (V par craniano). Nessa região está situada a formação reticular rostral, responsável pela ativação do cortes cerebral.

3. Cerebelo (mochila do cavalo-marinho): Do latim, pequeno cérebro, o cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.

Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.O cerebelo recebe impulsos sensitivos de articulações, músculos, tendões, olhos, órgãos de equilíbrio, sendo assim responsável pelos reflexos e pelos movimentos, atuando também no tônus muscular.Recentes pesquisas demonstraram que o cerebelo pode ter funções em diversas outras atividades, como memória de curta duração, emoções, atenção, controle de atos impulsivos, etc.

4. Diencéfalo (cabeça do cavalo-marinho): Junto com telencéfalo formam o cérebro. O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo e ocupa cerca de 80% da cavidade craniana.

O diencéfalo é uma estrutura que só é vista na porção mais inferior de cérebro.

Ao diencéfalo é dividido em tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo.

TÁLAMO está relacionado com alterações no comportamento emocional, que decorre, não só da própria atividade, mas também de conexões com outras estruturas do sistema límbico que regula as emoções.

HIPOTÁLAMO que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo, o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual.

SUBTÁLAMO: É uma pequena área limitada superiormente com o tálamo, lateralmente com a cápsula interna e medialmente com o hipotálamo e inferiormente com o mesencéfalo.O subtálamo apresenta partes do núcleo rubro, substância negra e formação reticular. Tem função motora. EPITÁLAMO: Situado superior e posterior do diencéfalo. Contém formações endócrinas e não endócrinas.

5. Telencéfalo: A porção mais anterior, o telencéfalo, é a que ocupa o maior espaço no cérebro humano, devido ao grande tamanho do córtex cerebral. A ele chegam todos os sinais que vêm do corpo pelo tronco encefálico e diencéfalo. O córtex cerebral processa todos esses sinais ao mesmo tempo, além de seus próprios sinais internos relacionados a memórias, valores e projeções para o futuro, agregando complexidade e flexibilidade ao comportamento.O telencéfalo é composto pelo córtex cerebral, pela amígdala (que, como você vê, não é a da garganta, que para evitar confusões agora se chama tonsila) e pelo estriado. Estas últimas duas estruturas são internas (ou "subcorticais), ocultas sob o córtex cerebral. Este, por sua vez, pode ser dividido didaticamente em 5 lobos:

O lobo occipital é o mais posterior, responsável pela visão.

O lobo parietal fica imediatamente posterior ao sulco central, a dobra mais profunda do córtex, e processa todos os sinais relacionados ao espaço corporal, inclusive a qual parte desse espaço dedicamos nossa atenção;

O lobo temporal se destaca na lateral do cérebro, abaixo de outra grande dobra (o sulco lateral), e processa informações auditivas, visuais, e ainda participa da representação da identidade pessoal (self) e do julgamento moral;

O lobo frontal corresponde a toda a porção do córtex anterior ao sulco central. Aqui estão as áreas do córtex que organizam o comportamento, desde a elaboração de metas e estratégias, passando pela representação de valores e tomada de decisões, incluindo julgamentos morais, até o comando dos movimentos propriamente ditos;

O lobo da ínsula, é uma dobra interna do córtex (donde o nome, que significa ilha), responsável por monitorar em permanência o estado funcional do corpo, e portanto as emoções, gerando informações que são então usadas pelo lobo frontal para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com