TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S Atividade Reação de Windel

Por:   •  29/3/2021  •  Exam  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Reação de Widal

Fundamento do teste

O soro do paciente é colocado em contato com os antígenos específicos. Neste caso utilizam-se suspensões de Salmonella ou Brucellas mortas. Se a amostra contém os anticorpos correspondentes se produzirá uma aglutinação visível macroscópicamente.

Significado clínico do teste

A doença pode apresentar-se como gastroenterite, septicemia com lesões nos diferentes órgãos ou febre tifóide. Apesar que o método definitivo para estabelecer a etiologia da doença é através do isolamento do agente patógeno, isto resulta difícil posto que a investigação frequente se realiza em períodos nos quais a doença já é avançada e onde foi ministrado um tratamento com antibióticos . Tal o motivo pelo qual é importante a detecção dos anticorpos específicos produzidos no percurso de cada uma das patologias. Uma prova isolada é de reduzido valor, sendo necessárias 2 ou mais provas em série com o fim de pôr em evidência as mudanças no título do anticorpo.

Febre tifóide (microrganismo causador da doença, transmissão, sintomas e prevenção)

É causada pela Salmonella typhi, uma bactéria gram-negativa da família Enterobacteriaceae. Ocorre, principalmente, de forma indireta através da ingestão de água e alimentos, em especial leite e derivados, contaminados com fezes ou urina do portador. Em geral, é transmitida por alimentos quando estão contaminados com a bactéria em quantidade suficiente. A sintomatologia clínica clássica consiste em febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica – raramente observada), obstipação intestinal ou diarréia e tosse seca. As prevenções são: Proceder a limpeza e desinfecção periódica das caixas de água de instituições públicas (escolas, creches, hospitais, centros de saúde, asilos, presídios, etc.), a cada seis meses ou com intervalo menor, se necessário; Proceder a limpeza e reparo de fossas, se necessário; o armazenamento do alimento deve ocorrer em condições que lhe confira proteção contra sua contaminação e reduzam, ao mínimo, a incidência de danos e deterioração; a manipulação do alimento deve ocorrer em ambientes saudáveis e por indivíduos possuidores de bons hábitos de higiene e que não estejam com doença infectocontagiosa; entre outros.

Outros testes laboratoriais indicados para o diagnóstico da febre tifóide

Hemocultura, Coprocultura, Mielocultura e Urocultura

Alterações encontradas no hemograma

Na fase inicial pode-se observar leucopenia, neutropenia, linfocitose relativa, anemia modera e plaquetopenia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com