TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANGUE

Trabalho Universitário: SANGUE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões biológicas. Dessa forma o objetivo desse trabalho é aplicar conceitos e práticas da Física aos fenômenos químicos - biológicos para entender as experiências realizadas na área da saúde.

Com o auxílio da Teoria dos Campos que busca explicar as ações dos campos nos eventos físicos, a exemplo do campo gravitacional que é observado e apresentado nas experiências de centrifugação, pretende-se nesta atividade aprender mais sobre as relações que essa teoria física tem com o método de laboratório denominado centrifugação, realizado em análises de amostras de sangue com o intuito de avaliar o hematócrito, que é a percentagem dos glóbulos vermelhos e VHS (velocidade de hemossedimentação), que é o grau de sedimentação de glóbulos vermelhos, a fim de adquirir o conhecimento da ciência biofísica.

DESENVOLVIMENTO

A teoria de campos descreve o conjunto de princípios e técnicas matemáticas que nos auxiliam no entendimento e na análise da dinâmica e distribuição espacial dos campos físicos. Ela foi desenvolvida no contexto da mecânica clássica, no século XIX. O objetivo do estudo era descrever tanto o campo gravitacional, quanto o campo elétrico.

A força da gravidade que age sobre uma massa numa certa região está relacionada ao campo gravitacional produzido pela Terra nesse local. P=m.g. Desse modo, o módulo do campo gravitacional pode ser definido como o quociente entre a força gravitacional e a massa do objeto.

Pode-se observar a ação gravitacional nos mecanismos de sedimentação e centrifugação. Na sedimentação as partículas são separadas de um fluído por ação da força gravitacional.

A centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga. O uso desta força aumenta muitas vezes a força que atua sobre o centro de gravidade das partículas, facilitando a separação e diminuindo o tempo de residência no equipamento.

O hematócrito e o VHS são análises realizadas a partir de amostras de sangue, este sendo a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominado sistema circulatório. O sangue é constituído de duas frações combinadas, sendo 55% para o plasma e 45% para as células. A porção acelular ou plasma é constituído de 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons. Os restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes orgânicos em dissolução.

A porção celular apresenta três tipos de células em suspensão no plasma: os glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos; os glóbulos brancos ou leucócitos e as plaquetas ou trombócitos.

O plasma é a porção fluida do sangue não coagulado, que contém os fatores da coagulação, exceto aquele removido pelo anticoagulante. É formado à custa da ingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas líquidas entre os vários compartimentos do organismo.

O soro é a porção líquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e remoção do coágulo. Não contém elementos celulares nem a maioria dos fatores da coagulação. Apresenta em solução sais minerais, vitamina, glúcides, prótides, lípides, enzimas, hormônios, produtos anabólicos e catabólicos, substâncias também encontradas no plasma.

A porção do sangue que não é o plasma, ou seja, a parte celular consiste de elementos figurados. Os elementos figurados incluem os eritrócitos (células vermelhas), vários tipos de leucócitos (células brancas) e plaquetas (trombócito).

Os eritrócitos ou glóbulos vermelhos são células pequenas, circulares, com forma aproximada de discos bicôncavos, com 7,5 mm de diâmetro e sem núcleo. São os mais numerosos tipos celulares no sangue. Embora seu número seja variável, um milímetro cúbico de sangue contém cerca de 4.5 a 6.1 milhões dessas células nos homens e cerca de 4.1 a 5.3 milhões nas mulheres. Essas células circulam pelo sangue circulante durante o período de aproximadamente 120 dias antes que sejam destruídas.

A hemoglobina é uma substância pigmentada, formada por duas partes: a porção que contém ferro denominada heme e a porção proteica, denominada globina. A globina consiste de quatro cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligadas a um grupo heme. Cada grupo heme contém um átomo de ferro que se combina reversivelmente com uma molécula de oxigênio. Dessa forma, cada molécula de hemoglobina pode potencialmente associar-se com quatro moléculas de oxigênio. A principal função da hemoglobina e o transporte de oxigênio e gás carbônico, permitindo as trocas gasosas necessárias ao metabolismo orgânico.

O volume de hemácias expresso como percentagem do volume de uma amostra de sangue total, ou seja, mililitros de hemácias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com