TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte De Gases No Sangue

Dissertações: Transporte De Gases No Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  2.603 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Fisiologia

Data: 05/03/2013

O Transporte de Gases no Sangue

Durante a inspiração a pressão alveolar cai para valores menores que a pressão atmosférica, o que faz com o mesmo entre nos pulmões. Esse ar precisa ser aquecido, filtrado e umedecido, para que então atinja os alvéolos, o ponto onde a proximidade entre ele e os capilares é mínima. Ali ocorrem trocas gasosas, influenciadas pela diferença de concentração dos gases no ar alveolar e no interior dos capilares pulmonares. O 〖CO〗_2 em alta concentração no interior dos capilares se difunde para o ar alveolar e o O_2 por estar em maior concentração no ar alveolar se difunde para dentro dos capilares.

Os gases, porém, precisam fazer um longo trajeto pelo sangue para serem transportados de todo o corpo para os pulmões e dos pulmões para todo o corpo.

Transporte de O_2 no sangue

Cerca de 3% do oxigênio é carregado para os tecidos simplesmente difundido nos vasos sanguíneos. O restante se combina com a hemoglobina, que transporta reversivelmente hemácias para a circulação (sistêmica). O nível de saturação da hemoglobina com oxigênio é dependente da pressão parcial de oxigênio. A uma pressão de 104mmHg, (a pressão normal de oxigênio no ar alveolar), 97% da hemoglobina esta saturada. Como há 15 gramas de hemoglobina a cada 100 ml de sangue e cada grama de hemoglobina pura pode se ligar a 1,39 mL de O_2. Podemos concluir que há 19,4 mL de oxigênio saindo dos pulmões a cada 100 mL de sangue que entra, e no sangue venoso há 14.4 mL pois devido a menor quantidade de O_2 o nível de saturação caia para 75%. Isso significa que 5ml de O_2a cada 100mL de sangue são transportados pelo corpo, ou seja, 25% do oxigênio transportado pela hemoglobina é utilizado. A hemoglobina então possui o papel também de regular a quantidade de oxigênio nos tecidos. Devido a curva de saturação da hemoglobina, quando a pressão de O_2 atmosférico cai por exemplo (60mmHg) a saturação da hemoglobina ainda vai ser 80% e os tecidos vão poder retirar 5mL e mesmo quando a pressão sobe a níveis altos como 500mmHg, a saturação não ultrapassa 100%. Graças a hemoglobina, há uma grande margem de segurança para a pressão atmosférica de O_2 na qual o organismo pode estar.

Em exercício intenso, uma maior quantidade de oxigênio é consumida e transformada em 〖CO〗_2. Essa queda na pressão parcial faz com que mais oxigênio se desligue da hemoglobina e vá para os tecidos, podendo fazer a taxa de uso chegar a 100%. Neste caso é importante mencionar o efeito Bohr, que diz que a curva de saturação de hemoglobina é deslocada para a direita, conforme a pressão parcial de CO² aumenta, devido ao 〖CO〗_2 que vem dos tecidos (e consequentemente a concentração de H+, devido ao H_2 CO_3). O que significa que conforme a pressão parcial de 〖CO〗_2 aumenta, mais O_2 se desliga das hemoglobinas, o que favorece que tecidos com metabolismo elevado consigam receber uma maior quantidade de O_2. Outros fatores também atuam na curva de saturação da hemoglobina, quando os músculos estão em exercício intenso, eles liberam uma grande quantidade de 〖CO〗_2, e também liberam outros ácidos e a temperatura aumenta 2 a 3 graus Celsius. Todos estes fatores são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com