TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esfregaço Do Sangue

Artigos Científicos: Esfregaço Do Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 2

- Introdução

Este relatório é referente à aula prática que ocorreu no dia 09/11/2011, na qual foi realizada a construção de lâmina de esfregaço sanguíneo com base nos procedimentos necessários, para a observação da mesma.

2- Objetivo

O objetivo desta experiência foi observar através do microscópio óptico os componentes do sangue humano e suas características.

3- Procedimentos

• Com uma lanceta estéril perfurar a ponta do dedo;

• Coletar uma gota de sangue e colocar sobre a lâmina;

• Proceder o esfregaço;

• Colocar uma gota do corante Whriter;

• Lavar com água para retirar o excesso do corante presente e com o papel absorvente retirar o excesso de água;

• Observar nas lentes objetivas de 4x, 10x e 40x.

4- Resultado e discussão

Os resultados foram satisfatórios ao objetivo da aula. Foi possível visualizar os seguintes componentes do tecido sanguíneo: plasma, plaquetas (ou trombócitos), eritrócitos (ou hemácias ou glóbulos vermelhos), leucócitos (ou glóbulos brancos).

O plasma é o componente líquido que banha todos os constituintes do sangue. É composto por cerca de 90% de água e o restante por sais minerais, nutrientes e outras substâncias como hormônios.

As plaquetas são fragmentos celulares que participam do processo de coagulação sanguínea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 a 400.000 plaquetas por mm3 de sangue.

Os eritrócitos são células que apresentam a forma de um disco bicôncavo e não tem núcleo. Dão cor vermelha característica do sangue por possuir a hemoglobina (pigmento vermelho) e serem as células mais numerosas no tecido sanguíneo. Tem como principal função, o transporte de gases.

Os leucócitos são células cuja função principal é a defesa do organismo pela fagocitose e pela diapdese. De acordo com a granulosidade do citoplasma e o formato do núcleo, os leucócitos podem ser classificados como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com