TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DO HOMEM

Pesquisas Acadêmicas: SAÚDE DO HOMEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 5

A SAUDE DO HOMEM

O trabalho que segue faz uma abordagem à um apanhado de artigos que abordam a saúde do homem e os cuidados da enfermagem para com este paciente.

O estudo se deu então inicialmente com o artigo intitulado SAÚDE DO HOMEM, o qual fez uma abordagem que diz da política nacional de Atenção Integral à Saúde do homem que propõe qualificar a atenção à saúde da população masculina na perspectiva de cuidados que preservem a integridade da atenção; o qual argumenta que a população masculina somente acessa o sistema de saúde por meio da atenção especializada, e isso requer mecanismos de fortalecimentos e qualificação da atenção primária para que a atenção à saúde não se restrinja a recuperação, garantindo, sobretudo a promoção da saúde e a aplicação de meios possíveis de se evitar a propagação de doenças (profilaxia) evitáveis. Este artigo utilizou pesquisas do tipo bibliográficas, em livros e artigos científicos, com vistas a conhecer, aprender e explicar sobre os determinados problemas que envolvem a saúde do homem. Seu objetivo principal foi o de compreender a saúde do homem, sua reprodução, sexualidade e os problemas de saúde que o envolvem, além de especificamente identificar os fatores que levam o homem a determinadas doenças, e o consequente papel do enfermeiro frente a solução para a prevenção de complicações e garantia da saúde do homem. Trabalho que se mostra muito bastante importante diante da necessidade que se tem na obtenção de conhecimentos teóricos, para que se possa compreender melhor os fatores de risco e incidência de infecções e enfermidades que cercam a saúde do homem, frente aos seus fatores sociais, questões familiares e compreensão das doenças para mostrar como pode se dar melhor a assistência da enfermagem e assim intervir frente a promoção a saúde e prevenção das doenças também nos homens.

Na sequência da abordagem, vimos outro estudo que diz da ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM NOS CUIDADOS DA ENFERMAGEM, o qual diz que desde muito tempo o homem nunca se importou muito em se cuidar, mas que o enfermeiro hoje tem como função analisar as ações e as condições de saúde do homem, que em sua grande maioria acha que precisam ir em hospitais ou postos de saúde só em caso de extrema doença. O que não é verdade, pois saúde não é só a ausência de doença. Nesse estudo, aborda-se ainda uma promoção do Ministério da Saúde, que em 2007 promoveu um novo padrão de crescimento onde foi especificada a melhoria de cada cidadão, com normas de atenção integral à saúde do homem, regida pelos princípio, humanização e qualificação da atenção à saúde, dando-lhe direitos e orientando a população masculina, os seus familiares e a sua comunidade sobre todos os tipos de enfermidade masculina e recuperação dos seus agravos.

Outro estudo, foi o que abordou A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE E PREVENÇÃO DO HPV NO HOMEM. Neste estudo, descreveu-se e analisou-se a atuação da enfermagem na assistência à saúde e na prevenção do HPV no homem através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa realizada através de revisão bibliográfica; quando observou-se que a atuação da enfermagem na assistência e na prevenção do HPV no homem é deficiente em vários aspectos, mas acima de tudo voltada ao tratamento clínico. Aponta-se neste estudo que a enfermagem pode e deve exercer papel educador, principalmente enfocando a prevenção.

E que a atuação da enfermagem tem sido dificultada por motivos, entre eles a inexistência de serviços específicos à saúde do homem, baixa procura dos homens por atendimento médico, dentre outros. Concluem que os enfermeiros devem acima de tudo atuar na educação em saúde desses homens e suas famílias , em todas as faixas etárias e classes sociais, a fim de esclarecê-los e encorajá-los a procurar a assistência à saúde rotineiramente e não só nas necessidades extremas.

Em mais um estudo, este com o título NECESSIDADES ASSISTENCIAIS DO HOMEM NA PERSPECTIVA DAENFERMAGEM E A SAÚDE DA FAMÍLIA, o qual analisou a produção científica de enfermagem voltada para a saúde do homem no contexto da estratégia da Saúde da Família, identificando a concepção de necessidade assistencial do homem focalizada pelo enfermeiro na produção científica. Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, que apontou para a importância de se investigar a concepção de necessidades que fundamenta a prática profissional do enfermeiro junto à população masculina na prática assistencial e de cuidado junto a este grupo da população.

Numa última abordagem, o artigo escolhido diz da ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM EM UNIDADES DE ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, o qual aborda a Política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com