TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPARAÇÃO DE MISTURAS APLICADA Á EXTRAÇÃO DE NEMATOIDES VIVOS DAS RAÍZES

Por:   •  28/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 4

SEPARAÇÃO DE MISTURAS APLICADA Á EXTRAÇÃO DE NEMATOIDES VIVOS DAS RAÍZES DE SOJA, PELO MÉTODO DE JENKINS

Bruna Silva Soares1, Lucas Queiroz Silveira1, Ronan Barros Caixeta Junior1, Renata Nepomuceno da Cunha2

  1. Graduandos do Curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas
  2. Professora Doutora do Curso de Engenharia Química – UNIPAM

Palavras-chave: Nematoides. Jenkins. Extração. Separação de misturas.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo o levantamento da safra brasileira de grãos, as colheitas de soja alcançaram a produção recorde de 113,013 milhões de toneladas. A área cultivada foi de 33.856 milhões de hectares, levando assim a uma produção 18,4% maior e um crescimento de 1,8% em relação à safra anterior (CONAB, 2017). A cultura da leguminosa vem sendo atacada por várias pragas, que pode ocorrer durante o seu ciclo, incluindo vermes, como os nematoides, que afetam a qualidade e o rendimento.

Os nematoides são vermes que estão associados ao cultivo de soja. As folhas das plantas ficam pequenas e amareladas, e suas raízes apresentam galhas, que por sua vez, são prejudiciais às culturas, muitas das vezes destruindo lavouras inteiras. Dentro desse contexto o estudo da larva pode corroborar no sentido de se obter novas técnicas de controle químico e biológico de combate ao nematoide, ou seja, a extração dos vermes é fundamental para saber sua espécie e gênero, deliberando assim, o devido tratamento. A caracterização e identificação de nematoides são feitas por técnicas morfológicas, utilizando fêmeas, machos e juvenis no segundo estágio - J2 (CARNEIRO e ALMEIDA, 2001). Sendo que, o método de Jenkins o mais utilizado, pois possui significativo êxito no reconhecimento da praga.

O método de extração de Jenkins, é conhecido por sua eficácia na separação de nematoides das amostras de solo ou raízes, é chamado tecnicamente de “método do peneiramento combinado à flutuação em centrifuga com solução de sacarose” (FERRAZ et al, 2012).

O peneiramento trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos em duas ou mais porções, sendo essas mais uniformes em tamanho que a mistura original. A centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido á ação das forças centrípetas e centrífugas.

Em suma, o presente trabalho tem por finalidade analisar os processos de extração de nematoides vivos, com diferentes processos de separação de misturas como o peneiramento e a centrifugação. Tendo em vista, sobretudo o método de Jenkins, que permite inferir em escala laboratorial, confrontando assim, o verificado na escala industrial.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

  1.  A coleta

As amostras foram cedidas pela empresa Laboratório Farroupilha Soluções Biopotentes – LALLEMAND, localizada na cidade de Patos de Minas – Minas Gerais. A empresa possui estufas de mudas de soja, laboratórios biológicos, químicos e nematológicos. O Laboratório Farroupilha trabalha com uma espécie de bactéria chamada bacilo, que age direto em um nematoide presente na raiz da soja, não permitindo que outros vermes a invadam.

Na visita técnica, foram apresentados os tipos de nematoides que o laboratório pesquisa e os processos utilizados, dentre eles o método de Jenkins.

As amostras foram coletadas na estufa, tendo sido retidas mudas de soja com presença de nematoides, também foram coletadas amostras de caulim e sacarose.

Para replicar o processo desenvolvido pela empresa Farroupilha, os exemplares foram levados ao Laboratório de Engenharia Química do UNIPAM.

  1.  Processos de separação de mistura

No Laboratório de Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM houve uma reprodução do que foi feito no laboratório do grupo Farroupilha, que resumiu em: separou a raiz da soja de seu caule, em seguida lavou e cortou-as com aproximadamente 0,5 e 1 cm, de modo que fossem trituradas em um liquidificador, juntamente com água até cobrir a hélice, por aproximadamente 20 segundos. Efetuou-se o peneiramento dos mesmos, em uma peneira de 20 mesh. Após a separação por peneiramento deu-se início a centrifugação por cerca de 5 min, sendo adicionado o caulim e água destilada, para separar as raízes dos nematoides, em uma rotação de 1750 RPM. Posteriormente, com os sedimentos presentes no fundo do recipiente, jogou-se o excesso de água fora. Assim, inseriu-se sacarose, junto aos precipitados, passando novamente pelo processo de peneiramento, com uma peneira de 500 mesh. A peneira foi lavada com água destilada e o restante do material presente foi depositado em um frasco de 100 mL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com