TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saf Ha Fajhas

Exames: Saf Ha Fajhas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

.................Nos últimos anos, fez-se pública a existência de sérios debates científicos sobre as qualidades da maconha, com uma extensa publicação de monografias, tcc e artigos cientificos sobre o assunto, nosmais variados ramos do conhecimento: médico, jurídico, sociológico, psicológico, etc. A polêmica se centrou em dois aspectos:

1. Se a cannabis pode ser considerado um medicamento.

2. Se o consumode cannabis é prejudicial para a saúde e cria vício.

O debate a respeito da maconha como medicamento veio à luz quando em 1995 a revista científica The Lancet publicou uma monografia pronta queressaltava os possíveis usos terapêuticos do THC, abrindo novas vias de pesquisa sobre esta droga. Desde então, alguns estudos mantiveram a linha terapêutica, enquanto outros se posicionaram claramentena posição contrária (SILVA, 2006). O debate se mantém aberto; enquanto, a afirmação de que a maconha pode ser um medicamento resulta na linha argumentativa muito poderosa.

A saúde é uma dasmelhores etiquetas legitimadoras; por essa razão,..................................mais utilizada pela própria medicina quando se abrem novos campos que criam algum tipo de controvérsia social. A saúde está de moda e resulta umargumento infalível para legitimar novas formas de intervenção médica. Se se consegue reafirmar a maconha como uma substância que tem uma função curativa e que contribui para a melhora da qualidade de vida,sua legitimação está assegurada. Por isso, os defensores da maconha se acolhem com força a essa possibilidade, potencializando todas as publicações orientadas a apresentar o cannabis como medicamento.Novamente a estratégia da cultura pró- cannabis é considerar que as possibilidades terapêuticas da droga são postergadas devido à combinação dos interesses políticos e econômicos da indústriafarmacêutica, para os quais o cannabis aparece como um competidor. A indústria farmacêutica é considerada como um dos grandes opositores à legalidade da maconha. A denúncia se orienta mais utilizada pela própria medicina quando se abrem novos campos que criam algum tipo de controvérsia social. A saúde está de moda e resulta umargumento infalível para legitimar novas formas de intervenção médica. Se se consegue reafirmar a maconha como uma substância que tem uma função curativa e que contribui para a melhora da qualidade de vida,sua legitimação está assegurada. Por isso, os defensores da maconha se acolhem com força a essa possibilidade, potencializando todas as publicações orientadas a apresentar o cannabis como medicamento.Novamente a estratégia da cultura pró- cannabis é considerar que as possibilidades terapêuticas da droga são postergadas devido à combinação dos interesses políticos e econômicos da indústriafarmacêutica, para os quais o cannabis aparece como um competidor. A indústria farmacêutica é considerada como um dos grandes opositores à legalidade da maconha. A denúncia se orienta mais utilizada pela própria medicina quando se abrem novos campos que criam algum tipo de controvérsia social. A saúde está de moda e resulta umargumento infalível para legitimar novas formas de intervenção médica. Se se consegue reafirmar a maconha como uma substância que tem uma função curativa e que contribui para a melhora da qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com