TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sapo-parteiro

Artigo: Sapo-parteiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  715 Visualizações

Sapos-parteiro (Alytes) são um género de rãs da família Discoglossidae, e podem ser encontradas na maior parte da Europa e noroeste de África. Os cuidados parentais deste género é característico: os machos carregam um fio de ovos fertilizados nas suas costas, daí o nome "parteiro". A fêmea expela uma fila de ovos, que o macho fertiliza externamente. Ele depois enrola-os à volta das suas pernas para protegê-los de predadores na água. Quando estão prontos a eclodir, o macho nada até águas rasas, onde permite que os girinos saltem fora dos ovos. Podem-se encontrar cinco espécies diferentes de sapos-parteiro na Europa ocidental, norte de África e Maiorca.

Apoptose, morte celular programada, foi primeiro observada em girinos de sapos-parteiros em desenvolvimento por Carl Vogt em 1842.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Cinco espécies diferentes de sapo-parteiro são encontrados na Europa Ocidental, Norte de África e Maiorca. Animais nocturnos e tímidos, revelam a sua presença pelo chamamento. Durante o dia os sapos-parteiros escondem-se debaixo de pedras e troncos ou túneis subterrâneos. Escondem-se frequentemente em solo seco e arenoso, que é mais fácil de escavar usando as patas anteriores e o focinho. Emerge durante o crepúsculo para procurar comida, mas regressa sempre ao mesmo esconderijo antes da alvorada. Durante o inverno, o sapo-parteiro-comum hiberna no seu buraco ou numa toca que tenha sido abandonada por um animal pequeno. Ao contrário da língua de muitos anfíbios, a língua dos sapos-parteiros é redonda e achatada. O nome da família, Discoglossidae, significa "língua redonda".

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com