TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sapos Venenosos

Artigos Científicos: Pesquisa Sapos Venenosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 5

SAPOS VENENOSOS

Os espetaculares sapos-flechas-de-veneno

Família Dendrobatidae

Classe Amphibia

Ordem Anura

Família Dendrobatidae

Gêneros: Aromobates ( 1 espécie)

Colotesthus ( 99 espécies)

Dendrobates ( 27 espécies) *

Epipedobates ( 30 espécies) *

Mannophryne ( 12 espécies)

Minyobates ( 9 espécies)

Nephelobates (9 espécies)

Phyllobates ( 5 espécies)

Introdução

A família dendrobatidae é formada por 8 gêneros e cerca de 192 espécies, entre as quais estão sem sombra de dúvidas alguns dos mais espetaculares animais da face da terra: são os famosos sapinhos-ponta-de-flexa, conhecidos mundialmente como Poison Dart Frogs.

Os Poison Dart Frogs são animais de cores vivas como vermelho, amarelo, azul e verde que lhes dão grande beleza. Pertencem ao gênero dendrobates e phyllobates, principalmente e são muito procurados por criadores de todo o mundo.

O nome popular destes animais origina-se do costume dos índios embera, da Colômbia, que utilizam o veneno de algumas das espécies como o Phyllobates terribilis para envenenar os dardos de suas zarabatanas para caçar.

O veneno desenvolvido por estas espécies é fortíssimo e pode causar a morte de uma pessoa que o manipular com as mãos sem a proteção de luvas e sem os devidos cuidados. Acredita-se que o veneno vem das formigas que eles comem, o qual é incorporado nos tecidos de sua pele.

Habitat e alimentação:

Os dendrobates são animais que vivem, na quase totalidade das espécies, no chão das florestas tropicais da América Central e do Sul. Gostam da umidade do ambiente florestal, onde se alimentam principalmente de formigas.

Comportamento na reprodução:

Colocam os ovos no chão da floresta, normalmente embaixo de folhas, onde um dos pais toma conta até que eles eclodam como tivemos a oportunidade de registrar na Costa Rica. O desenvolvimento se dá no novo . Em seguida o macho ou a fêmea levam os girinos em suas costas até uma cavidade de alguma árvore ou até uma poça d’água em bromélias, às vezes um a um (Dendrobates pumillo )ambiente aquático.

Descrição

ABSTRATO

Pumilio Oophaga ou Dendrobates pumilio - espécie de pequeno anfíbio venenoso encontrados na América Central, se estende do leste do Nicarágua até Costa Rica e noroeste do Panamá. A espécie é frequentemente encontrada em várzeas úmidas e florestas de encosta, mas grandes populações também são encontrados em áreas mais dinâmicas, como plantações. Savage, JM 2002. O sapo morango, como também é chamado, talvez seja o sapo venenoso mais famoso pela sua variação generalizada na coloração, compreendendo cerca de 15-30 combinações de cores. Summers, K., Cronin, TW e Kennedy, T. 2003. Embora não seja o mais venenoso dos dendrobatídeos, é o membro mais tóxica de seu gênero. Genero: Dendrobates

Dendrobates tinctorius – os três abaixo são, dimi

Um sapo que é bem vistoso e é o conhecido popularmente por sapo-garimpeiro. Dendrobates tinctorius medem cerca de 3 a 4 cm podendo alcançar até 6 cm, existe uma coloração bem variada nessas espécies baseada na área geográfica onde estão inseridos. A maioria são pretos tanto com manchas verdes como azul claro e listras ou pontos pretos.

Os sapos garimpeiros vivem em florestas tropicais da América Central e América do Sul –encontrados no Brasil. possuem hábitos diurnos e terrestres. Alimentam-se basicamente de pequenos insetos como formigas e cupins que encontram na floresta com sua visão aguçada. Eles capturam suas presas usando sua pegajosa e retrátil língua. Em cativeiros são alimentados principalmente por grilos.

A estação de reprodução ocorre praticamente em toda temporada de chuvas. Do meio de julho até o meio de setembro, os machos elaboram rituais para atrair atenção das fêmeas. Eles vocalizam um garganteio para que elas se interessem por eles. Uma vez que o ritual de corte se completa a fêmea deposita mais de 40 ovos em folhas. Esses ovos são envolvidos em uma substancia gelatinosa para a proteção contra a dessecação.

Durante duas semanas do período de desenvolvimento, o macho retorna aos ovos periodicamente para checá-los. Assim que se tornam girinos eles são carregados nas costas do macho por uma secreção de muco aonde são levados para o final do desenvolvimento. Precisarão de 3 meses até se tornar pequenos sapos. Em cativeiro esses animais podem ultrapassar de 10 anos.

Próximo, dimi = Phyllobates terribilis

O Phyllobates terribilis é encontrado na costa pacifica da Colômbia. Ocorre principalmente em terrenos ásperos e montanhosos. Quando em floresta úmida, gostam de viver em locais que recebem cerca de 5 metros de queda d’ água por ano, de vegetação constituída por mudas, arbustos, palmas, plantas herbáceas e samambaias. Alimentam-se principalmente de formigas e muitos outros insetos além de pequenos invertebrados. São bem vorazes para se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com