TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secnidazol: Eficácia No Tratamento Da Giardíase, Tricomoníase E Amebíase

Artigos Científicos: Secnidazol: Eficácia No Tratamento Da Giardíase, Tricomoníase E Amebíase. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  3.403 Visualizações

Página 1 de 5

Secnidazol: Eficácia no tratamento da giardíase, tricomoníase e amebíase

Carlos Augusto Vilarim de Souza

¹ Graduado em Bacharelado de Farmácia (Generalista) na Universidade Estadual da Paraíba

RESUMO

O secnidazol é um medicamento parasiticida que corresponde à formulação 1-(hidroxipropil)-2-metil-5-nitroimidazol e possui espectro de atividade contra microorganismos anaeróbicos. Agindo de forma a alterar o DNA dos vermes, levando-os à morte e os eliminando do organismo. É de terapêutica eficaz no tratamento de pacientes portadores de Entamoeba histolytica e Giardia Lamblia. Este trabalho objetiva esclarecer as vantagens do seu uso, suas indicações, interações medicamentosas, restrições, posologia, dentre outras informações importantes acerca de seu uso. Dentre outras uma pequena comparação com outros fármacos de ação semelhantes.

Palavra-chave: Entamoeba histolytica. Giardia lamblia. Vaginite inespecífica.

INTRODUÇÃO

O medicamento Secnidazol, derivado sintético da série dos nitroimidazóis é usado para o tratamento de amebíase intestinal de todas as formas, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. Pode ser usada também como uma alternativa terapêutica de vaginoses bacterianas. Coresponde à formulação 1-(hidroxipropil)-2-metil-5-nitroimidazol e possui espectro de atividade contra microorganismos anaeróbicos. Tricomoníase E Giardíase são infecções causadas por protozoários flagelados do antigo Subfilo Mastigophora. Tricomoníase é um protozoário anaeróbico que possui quatro flagelos livres e uma membrana ondulante. Somente é conhecida a forma adulta chamada de trofozoíta. Habita a mucosa vaginal, mais pode ser encontrada no trato geniturinário de mulheres e no prepúcio, próstata, vesículas seminais e bexiga do homem, de reprodução assexuada por divisão binária longitudinal. Podem sobreviver várias horas em uma gota de secreção vaginal e na água menos tempo a certa temperatua. Nos pacientes sintomáticos ocorre reação inflamatória intensa na mucosa do trato geniturinário com descamação e secreção espumosa, prurido, dor. No homem causa uretrite e na mulher vaginite, com presença de corrimento esverdeado e fétido. . Atualmente, esta infecção tem sido associada ao câncer de colo de útero, mas sem comprovação científica.

Estudos feitos com pessoas portadoras de cisto e/ou trofozoítos de Entamoeba histolytica e de Giardia lamblia, diagnosticados através de metodologia de sedimentação espontânea e de flutuação de sulfato de zinco. Submetidos a terapia com o secnidazol, detectou que nas primeiras quarenta e oito horas alguns pacientes apresentaram sinais de efeito adverso, mais ficou que ao fim do tratamento a eficácia do tratamento chegou a cem por cento.

Em estudos comparativos feitos na Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com pacientes portadoras de vaginite inespecífica, foram usado o secnidazol e o metronidazol. Pacientes foram submetidos à terapia, a ao final os pesquisadores constataram que efeitos adversos leves foram constatados, e que o secnidazol oral em dose única constitui alternativa terapêutica nas vaginites inespecíficas, pois apresentam uma boa eficácia.

O secnidazol é estreitamente relacionado com o metronidazol, tinidazol e o ornidazol, em estrutura e atividade.

Secnidazol: Eficácia no tratamento da giardíase, tricomoníase e amebíase

Indicações

O medicamento Secnidazol é usado para o tratamento de amebíase intestinal de todas as formas, giardíase, tricomoníase e amebíase hepática. Pode ser usado também como uma alternativa terapêutica de vaginoses bacterianas. Sendo um medicamento parasiticida, o Secnidazol possui ação amebicida, giardicida e tricomonicida. Após 3 horas da ingestão da dose sua ação farmacológica máxima já é alcançada.

Características

O Secnidazol é um derivado sintético da série dos nitroimidazóis, dotado de poderosa atividade parasiticida. Alguns estudos recentes têm demonstrado que o Secnidazol pode ser uma alternativa terapêutica também para as vaginites inespecíficas (geralmente provocadas pela Gardnerella vaginalis).

Caracteristicas farmacológicas

Secnidazol contém em sua fórmula secnidazol, celulose microcristalina, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de silício coloidal, amidoglicolato de sódio, polivinilpirrolidona, croscarmelose sódica e estearato de magnésio. O secnidazol é um derivado sintético da série dos nitroimidazólicos é rapidamente absolvido. Sua eliminação é lenta e essencialmente urinária.

Interações medicamentosas

Associações desaconselháveis

- dissulfiram: risco de surto delirante, estado confusional.

- álcool: efeito antabuse (calor, vermelhidão, vômito e taquicardia). Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de medicamentos contendo álcool durante o tratamento com Secnidazol.

Associações que necessitam precaução de uso

- anticoagulantes orais (descrita com a varfarina): aumento do efeito anticoagulante e do risco hemorrágico por diminuição do metabolismo hepático. Recomenda-se controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com