TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.632 Palavras (23 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS        5

2.1        O caso        5

3        DRE E FLUXO DE CAIXA PARA O PROJETO PROPOSTO        7

3.1        Importância do Fluxo de caixa        3

4        ORÇAMENTO DE VENDAS        5

5        ORÇAMENTOS DE PRODUÇÃO        7

6        ANÁLISE DOS INDICADORES FINANCEIROS LPA, PAYOUT, DIVIDEND YIELD E ÍNDICE P/L        10

6.1        LPA        10

6.2        Payout        11

6.3        Dividend Yeld        12

6.4        Índice P/L (Preço sobre Lucro)        13

7        ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS DA DRE E FLUXO DE CAIXA        14

8        CONCLUSÃO        15



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetivou a análise financeira de uma organização em fase inicial de atividade, a empresa Ases Indomáveis, sendo observado aspectos de gestão e orçamentários, de gestão de custos e de mercado de capitais.

A análise efetuada levou em conta a elaboração de demonstrativos financeiros, que propiciaram a reflexão sobre a vida financeira da organização, observando aspectos como rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira empresarial. Este tipo de análise é a que leva o administrador a tomada correta de decisões.

O trabalho compõe-se das seguintes seções:

Texto Base: texto que apresenta a empresa e seus dados empresariais, tomados como base para a elaboração das análises.

Por meio de análise da DRE (Demonstração de Resulto de Exercício), da empresa Ases Indomáveis. Esse trabalho permite a aplicação de conceitos, realização de cálculos financeiros e o desenvolvimento das habilidades acima mencionadas, levando, ao final, a um desfecho de tomada de decisão por parte dos analistas, como se fizessem parte do contexto envolvido. Tendo também como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não.

 Fluxo de Caixa: apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa e do Fluxo de Caixa do projeto proposto, além de abordar a importância do Fluxo de Caixa, o qual auxilia na tomada de decisões e melhora o desempenho financeiro, através da otimização e alocação dos recursos da empresa. O Orçamento de Vendas tem como finalidade melhorar a rentabilidade de uma empresa, que faz um plano financeiro no que diz respeito a quantidade de bens e serviços que pretende vender em um ano e o preço pelo qual os bens em serviço devem ser vendidos, sendo o primeiro componente do orçamento mestre. A elaboração dos Orçamentos de Produção faz parte da segunda etapa após determinada a quantidade de vendas, garantindo que seus clientes serão atendidos e que não irá faltar produto em estoque, tendo como objetive assegurar o nível de produção suficiente para atender a demanda prevista de vendas. A empresa deve, ainda, levar em consideração os seguintes aspectos: armazenamento, disponibilidade de mão de obra, prazo de entrega de materiais; capacidade dos equipamentos, politicas de estoque, capacidade de produção, adequação das instalações e disponibilidade de matéria prima.

Análise dos indicadores financeiros: abordagem a respeito dos indicadores financeiros: LPA (Lucro por Ação), PAYOUT, DIVIDEND YELD e INDICE P/L (Preço sobre Lucro), com a definição de cada um deles e as fórmulas usadas para seus cálculos.

Análise dos demonstrativos da DRE e Fluxo de Caixa: análise dos demonstrativos DRE e Fluxo de Caixa, a fim de verificar a viabilidade do projeto, tomando como base a comparação da rentabilidade esperada do mesmo e a rentabilidade da poupança para o mesmo investimento em um mesmo prazo.

E, por fim, a última seção apresenta a conclusão do trabalho.


  1. TEXTO BASE: A EMPRESA ASES INDOMÁVEIS

O objeto primário a ser aplicado pelo Administrador Financeiro está relacionado a maximização da riqueza do acionista, uma vez que a empresa deve ter condições de continuar a operar no mercado por um longo período. Neste contexto, é necessário que os gestores direcionem suas decisões de acordo com os objetivos organizacionais, para isso ele deve fazer uso das informações disponibilizadas em diversos relatórios do departamento financeiro.

  1. O caso

A empresa Ases Indomáveis fabrica e comercializa máquinas para fabricação de alimentos para revenda, e dispõe de $ 480.000,00 para investir neste novo projeto no desenvolvimento e fabricação de um novo produto um novo produto, este valor será disponibilizado para a integralização do Capital Social da empresa.

Para estrearem este novo projeto verificou-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos e maquinários (imobilizados) o qual representa um total de R$ 456.000,00. Estes equipamentos sofrerão depreciação de 20% ao ano, e para suas aquisições confirmam a possibilidade de pagamento em 12 parcelas de igual valor, vencendo a primeira parcela no ato da compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com