TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secreção Pancreática - Produção

Pesquisas Acadêmicas: Secreção Pancreática - Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

SECREÇÃO PANCREÁTICA

- Onde é produzida

O Suco Pancreático é produzido na porção exócrina do pâncreas, que possui função digestiva e constitui 90% do tecido do órgão.

O pâncreas exócrino possui sua atividade secretória baseada em estímulos hormonais, químicos e nervosos, assim que é detectada a presença do quimo nas porções superiores do intestino delgado. Este suco Pancreático é lançado na luz do Duodeno através do Duto Pancreático (ou canal de Wirsung).

- Função:

Sua função é neutralizar o Quimo ácido e elevar seu pH de forma que este não agrida os órgãos por onde ainda passará ***devido a ausência de muco na parede dos mesmos - duodeno*** vídeo-aula

- Características

No que diz respeito as características da secreção pancreática, na maioria das vezes, as mesmas são determinadas de acordo com o alimento presente no quimo.

O suco pancreático, sendo coletado de forma anaeróbica *** anaeróbica: coleta sob óleo para evitar a perda de gás carbônico *** apresenta pH alcalino - entre 8,0 e 8,3 -, é clara, inodora, possui baixa viscosidade, densidade entre 1,010 e 1,018, é isosmótico e isotônico em relação ao plasma e contém eletrólitos e proteínas.

O nível de proteína presente na secreção varia de 0,1 a 10% do volume total do mesmo, e a sua relação com o nível de eletrólito depende do estimulo recebido para a produção da secreção.

O fluxo de secreção do suco pancreático é muito baixo, sendo de 1 a 2 ml/h e aumenta no período digestivo para 3 a 4 ml/min.

- Componente Aquoso do Suco Pancreático

A parte aquosa do Suco Pancreático têm sua composição eletrolítica determinada pelas células epiteliais dos ductos. É um fluido alcalino com grande concentração de HCO³, possuindo também em sua composição íons Na+, K+, Mg2+, Ca2+, Cl-.

O HCO² é responsável por neutralizar o Quimo enquanto o componente enzimático realizam a digestão dos alimentos.

A parte aquosa do Suco Pancreático, secretado pelas células centroacinosas da porção exócrina do pâncreas, é constituída por 120 a 140 mEq/l de Bicarbonato.

O CO² passa do sangue para dentro da célula, onde é hidratada (devido a anidrase carbônica) e, posteriormente, dissociada em H+ e HCO³. O transporte do H+ de volta ao sangue se dá através - ATPase e do trocador de Sódio/Hidrogenio, que se encontram presentes na membrana basolateral. A troca de Na+/H+ é diretamente dependente do gradiente de Na+, regulado pela bomba Sódio/Potássio.***também localizada na membrana basolateral***

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com