TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simpósio de populações de tartarugas marinhas ao redor do mundo

Artigo: Simpósio de populações de tartarugas marinhas ao redor do mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

34º Simpósio Internacional de Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas da ISTS (International Sea Turtle Society) foi realizado entre os dias 10 e 17 de abril de 2014, na cidade de Nova Orleans, Louisiana, EUA. A cidade está localizada no sudeste do estado, ao sul do lago Pontchartrain, maior sistema estuarino no Golfo do México. O tema central do simpósio este ano foi “Culturas”, em homenagem a todas as influências culturais em torno das populações de tartarugas marinhas em todo o mundo.

A cidade de Nova Orleans foi escolhida para sediar o evento dada a sua rica herança, tendo sido a região ocupada por diversas culturas pré-colombianas nativas. Mais tarde, a cidade sofreu forte influência de diversos povos, entre eles, franceses, ingleses, espanhóis e africanos. Como resultado, a vida multicultural da cidade de "Nawlins" (New Orleans) é dominada por grandes festivais característicos da mistura e difusão das diferentes tradições locais.

O simpósio contou com representantes de mais de 60 países e mais de 1.000 pessoas estiveram presentes, entre estudantes, pesquisadores e conservacionistas. A programação pré-simpósio ocorreu nos dia 12 e 13 de abril e incluiu os encontros regionais como o da RETOMALA (Reunión de Especialistas sobre Tortugas Marinas en Latinoamérica) e do MTSG (Marine Turtle Specialist Group), além de diferentes workshops. A semana teve início com uma solenidade de abertura seguida por duas sessões especiais com foco no tema central do simpósio. As apresentações orais e os pôsteres foram agrupados por áreas temáticas: Biologia reprodutiva; Anatomia, fisiologia e saúde; Pesca e ameaças; Conservação e Manejo; Estudos sociais, econômicos e culturais; entre outros. No total foram 250 pôsteres, 15 palestras e cerca de 150 apresentações orais.

O Tamar foi representado por Neca Marcovaldi, coordenadora de pesquisa e conservação; Gustave Lopez, coordenador regional da Bahia, Bruno Giffoni, coordenador do Programa de interação de tartarugas marinhas com a pesca, Daphne W. Goldberg, médica veterinária e Gustavo Stahelin, coordenador técnico da base de Florianópolis. Os seguintes trabalhos foram apresentados: “Preliminary data on olive ridley (Lepidochelys olivacea) strandings in northeastern Brazil ”, “First satellite tracks of neonate sea turtles in the South Atlantic” e “Spatio-temporal variation in the incubation duration and sex ratio of hawksbill hatchlings: implication for future management”.

Durante a Reunião latino-americana (RETOMALA), Neca Marcovaldi participou do Fórum de Sustentabilidade Econômica, com a apresentação “Experiências do Projeto Tamar” e Bruno Giffoni participou do Fórum de Biologia e Conservação da Tartaruga-de-Pente (Eretmochelys imbricata) na América Latina, com a apresentação “Indicadores para E. imbricata no Atlântico Sul Ocidental”.

Durante o simpósio, a equipe do Tamar se reuniu com os pesquisadores Alan Bolten e Karen Bjorndal para discutir o projeto de cooperação técnica em andamento, dando continuidade ao planejamento de pesquisas em parceria com a Universidade da Flórida sobre taxas de crescimento e estimativa de idade em tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta). Houve também reunião com pesquisadores da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e da Universidade Central da Flórida para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com