TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tartarugas Marinhas

Dissertações: Tartarugas Marinhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

As tartarugas no litoral Brasileiro e suas espécies.

Espécies encontradas no Brasil

Verde ou Aruanã

Chelonia mydas

Cabeçuda ou Mestiça

Caretta caretta

de couro ou gigante

Dermochelys coriacea

de pente ou legítima

Eretmochelys imbricata

Oliva

Lepidochelys olivacea

Espécies não encontradas no Brasil

Flatback

Lora ou Kemps Ridley

Acasalamento

O acasalamento ocorre no oceano, em águas profundas ou costeiras, por vezes próximas às áreas de desova. Fêmea e macho se encontram e o namoro começa com algumas mordidas no pescoço e nos ombros. A cópula pode durar várias horas. Os machos, menores que as fêmeas, agarram-se a elas sobre o casco, utilizando as longas garras das nadadeiras anteriores e posteriores. Os machos brigam pela oportunidade da cópula, mas uma mesma fêmea pode ser fecundada por vários deles. A fecundação é interna.

Seleção das praias

Para desovar, as fêmeas geralmente procuram praias desertas e normalmente esperam o anoitecer, pois o calor da areia, durante o dia, dificulta a postura. Além disso, a escuridão da noite as protege de vários perigos. As tartarugas escolhem um trecho da praia livre da ação das marés para construir a cama e o ninho.

Cama / Bed

Com as nadadeiras anteriores, removem grande quantidade de areia, em uma espaço de aproximadamente dois metros de diâmetro. Esta área, onde a fêmea se aloja para iniciar a confecção do ninho, é chamada de cama. Elas podem fazer várias camas até encontrar o local mais adequado para fazer o ninho e colocar os ovos.

Ninhos e postura / Nests

Feita a cama, constroem, com as nadadeiras posteriores, um buraco para o ninho com cerca de meio metro de profundidade. Esse comportamento de postura varia de acordo com a espécie em relação à profundidade do ninho. Dependendo da espécie, cada fêmea pode realizar de três a 13 desovas em uma mesma temporada de reprodução, com intervalos que variam entre nove e 21 dias. Os ovos são esféricos, do tamanho de uma bolinha de tênis de mesa, e têm casca calcária. Cada ninho contém, em média, 120 ovos.

Incubação

Depois da postura, a fêmea volta para o mar. O calor da areia é responsável pelo desenvolvimento dos embriões dentro dos ovos. A determinação do sexo dos filhotes depende da temperatura de incubação: temperaturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com