TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da alfabetização nas primeiras aulas, quão importante é para uma criança abrir um mundo ao redor do mundo

Artigo: A importância da alfabetização nas primeiras aulas, quão importante é para uma criança abrir um mundo ao redor do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Se faz realçar a essencial importância da alfabetização nas séries iniciais, o quanto é necessário para a criança descobrir o mundo a sua volta, dá sentido ao que vê, ler e estabelecer relações as coisas ao seu redor.

A alfabetização é um processo de construção do conhecimento e se dá ao longo da vida das pessoas. Quando a criança tem acesso à escola, dependendo das práticas desenvolvidas ao longo de sua vida ela terá a princípio maior ou menor facilidade para adquirir novas aprendizagens, pois é na escola que irá iniciar o seu processo de sistematização da alfabetização. Por ser a faixa etária que a criança tem a curiosidade em saber ler e escrever, contudo é necessário que a criança passe por várias etapas sendo: reconhecimento das letras, palavras e frases para conseguir ler, escrever textos e compreender.

Segundo Magda Soares alfabetização “é um processo de representação de fonemas em grafemas, e vice-versa, mas também um processo de compreensão/ expressão de significados por meio do código escrito.” De acordo com Magda a alfabetização deve ser compreendida como um processo que vai muito além da aquisição do código, seria atribuir significado e sentido a escrita.

Diante desse contexto, para alfabetizar é preciso unir o letramento, é ensinar ler e escrever no início da aprendizagem, alcançando o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, fala e contextualizada. Não se pode esquecer que para alfabetizar se faz necessário um orientador para mediar este processo tão importante na vida da criança.

Para Gordon Wells, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertorio de procedimentos e habilidades para relacioná-los com meio social. Acrescenta a tudo isso que, estar alfabetizado é quando o aluno reconhece as letras, consegue ler as palavras e textos apresentados sem a necessidade do apoio do professor.

Em fim, ser alfabetizado significa reconhecer, compreender e interpretar tudo que se lê autonomamente, assim está apto para agir na sociedade exercendo a cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com