TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Muscular

Ensaios: Sistema Muscular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO PARA ESTUDO PRÁTICO:

Sistema muscular

Ceilândia – DF

12/2013

ROTEIRO PARA ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DA CABEÇA.

1. O Temporal está mais envolvido com a movimentação e estabilização da mandíbula. As suas fibras anteriores são elevadoras e as suas fibras posteriores que estão dispostas horizontalmente são retratoras da mandíbula. O pterigóideo lateral possui duas cabeças. A cabeça superior, em contração superior realiza movimentos mediais para baixo e para frente do côndilo. Já a cabeça inferior, exerce algum efeito sobre o disco e está envolvida no fechamento da boca. Os músculos pterigóideo medial e masseter são os principais músculos elevadores.

2. A importância do músculo orbicular do olho na drenagem da lágrima pode ser descrita a partir da definição de Jones (1956), que com base em estudos anatômicos, descreveu a fisiologia da drenagem lacrimal da seguinte forma: por capilaridade a lágrima chega até a ampola lacrimal, o piscar dos olhos, com a contração do músculo orbicular aspira a lágrima para o saco lacrimal. O piscar dos olhos comprime o saco lacrimal propulsionando a lacrimal para o ducto lacrimonasal. Jones concluiu que a força positiva do canalículo é maior que a força negativa do saco lacrimal.

ROTEIRO PARA ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DO TRONCO E COLUNA VERTEBRAL.

1. São três os grupos de músculos responsáveis pela respiração pulmonar: diafragma, músculos inspiratórios e músculos respiratórios. Portanto, o diafragma realiza movimento para cima e para baixo, permitindo que a caixa torácica se encurte e se alongue, respectivamente. Os músculos inspiratórios elevam o gradil costal promovendo expansão dos pulmões, permitindo que o diâmetro antero posterior seja aumentado durante a inspiração máxima. Os principais músculos inspiratórios são os intercostais externos, entretanto existem outros músculos que os auxiliam como esternocleidomastoideo, denteados anteriores e escalenos que são músculos acessórios. E por fim, os músculos expiratórios tracionam para baixo o gradil costal. São eles: retos abdominais, que “puxam" para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo em que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima, em direção ao diafragma, e intercostais internos.

ROTEIRO PARA ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO DO MEMBRO SUPERIOR.

1. Na parte proximal da palma da mão encontra-se uma membrana fibrosa denominada retináculo dos flexores. Lateralmente ele se prende ao escafoide e trapézio e, medialmente ao piramidal, pisiforme e hamato. Ele está situado logo distalmente às linhas de flexão da pele do pulso e mede aproximadamente três centímetros de extensão no sentido proximal-distal. A presença do retináculo forma com os ossos do carpo subjacentes um canal chamado túnel do carpo. Por este túnel passam os tendões dos mm. flexores dos dedos e um nervo, o n. mediano. Os tendões são envolvidos por bainhas sinoviais.

A fáscia do antebraço, na região dorsal do pulso se espessa e se prende no rádio e na ulna. Esta faixa espessada da fáscia é denominada de retináculo dos extensores. Da sua face interna, saem projeções que se prendem no rádio e ulna e formam seis compartimentos por onde passam os tendões do m. extensor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com