TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O Belo

Artigo: Sobre O Belo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

ACERCA DA RELAÇÃO BELO/ OBRA DE ARTE, PORQUE SE DIZ QUE PLOTINO É UM FILÓSOFO NEOPLATÔNICO QUE INCORPOROU ASPECTOS DO PENSAMENTO DE ARISTÓTELES?

Plotino(205-270) foi um filósofo Egípcio que assim como Platão pensou o Belo. Considerado um dos primeiros neoplatônicos, a obra de Plotino tem grande importância no estudo da Arte justamente pelas divergências que o separam do pensamento platônico. Ao discutir o papel da arte no livro X da República, Platão a condena e expulsa da sociedade ideal. Dividindo o mundo entre sensível e inteligível, ele propõe que o primeiro é uma cópia do segundo, sendo assim tudo o que está no mundo sensível é uma farsa, mera, e ilusória, imitação. A beleza, falsa, que está Arte mimética desperta as paixões humanas, que são amplamente condenadas por Platão, a real beleza está nas ideias, e para conhecê-la é preciso se afastar dos sentidos. Plotino dividia o mundo como Platão, porem admitia a importância da arte, que para ele poderia levar o observador a buscar a beleza interior. “O que atraí o olhar do espectador para os objetos belos e faz com que se alegre com sua contemplação?” 1 Plotino tentar descobrir o princípio que torna as coisas belas, destoando do pensamento platônico que desprezara completamente as paixões humanas, ele conclui que “Esse princípio sem dúvida existe. É algo perceptível ao primeiro olhar, algo que a Alma reconhece a partir de um antigo conhecimento e, ao reconhecê-lo, acolhe-o e entra em ressonância com ele. Por outro lado, quando recebe a impressão da feiura ela se agita, recusa-a e a repeli como uma coisa discordante que lhe é estranha.”2, ou seja a Alma reconhece seres iguais ou semelhantes à ela, porém algo só pode ser belo se houver uma ideia por detrás.

____________

1.Plotino, Sobre o Belo, Enéada 16, p.20

2.Plotino, Sobre o Belo, Enéada 16, p.21

Aristóteles, que foi aluno de Platão, acreditava que a arte mimética tinha duas funções: prazer e instruir, para ele esse caráter pedagógico despertaria um interesse do observador em atingir o que a obra mostra promovendo uma identificação com o personagem, criando ou despertando sentimentos que purificam e educam, caracterizando normas de ações. Comparando com o trabalho de um escultor, Plotino disse que para ver a beleza era necessário trabalhar a sua própria alma, partilhando do pensamento e aristotélico, onde a arte instrui, porém essa instrução levaria o ser a verdadeira beleza, que, assim como pensou Platão, reside no Mundo Inteligível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com