TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antonio Belo

Artigo: Antonio Belo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  9.542 Palavras (39 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

ANTÔNIO BELO

JAQUELINE BORGES FERREIRA

NERINHA DE LIMA VAZ E VAZ

O PROCESSO DE LEITURA NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

ACARÁ – PARÁ

2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

ANTÔNIO BELO

JAQUELINE BORGES FERREIRA

NERINHA DE LIMA VAZ E VAZ

O PROCESSO DE LEITURA NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

ACARÁ – PARÁ

2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

ANTÔNIO BELO

JAQUELINE BORGES FERREIRA

NERINHA DE LIMA VAZ E VAZ

O PROCESSO DE LEITURA NA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

ACARÁ – PARÁ

2008

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar como se dá o processo da leitura na 7ª série do Ensino Fundamental na Escola “Profª Lucimar de Jesus Silva Lima”. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfico e de campo dentro das abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos da pesquisa, professores (100%) e alunos (100%). Esta pesquisa realizou-se por meio de questionário com perguntas objetivas e subjetivas, para todos os sujeitos inclusos no estudo. A análise de dados fez-se por categoria do método analítico descritivo. Verificou-se que tanto professores quanto alunos mostram-se conscientes sobre a importância da leitura para a formação cidadã. Porém, os alunos alegam não serem estimulados a uma leitura prazerosa e reflexiva, encontrando dificuldades de compreensão e interpretação de textos e que a maioria da leitura que fazem na escola é apenas de textos contidos no livro didático. Os professores por sua vez dizem que procuram trabalhar a leitura por meio de atividades em grupo ou individuais que os motive a reflexão sobre temas atuais em evidencia no momento e que consideram a leitura importante para proporcionar vários encaminhamentos na vida particular e profissional. Conclui-se, portanto, que a escola deve inovar o seu fazer pedagógico elaborando e efetivando projetos que priorize o contado dos alunos com os mais variados gêneros textuais, visando seu bom desempenho e entrosamento na leitura e produção de textos tanto orais como escritos do tipo: literário, de imprensa, de divulgação científica, de publicidade e outros, minimizando assim essa problemática do não estímulo a leitura.

PALAVRAS – CHAVE: Leitura, Reflexão, Prazer, Aprendizagem.

DEDICATÓRIA

A minha mãe Joana Belo da Conceição. Por ter me dado a luz e me preparado um alicerce firme para enfrentar os obstáculos da vida, me colocando para estudar e me incentivando a aprender, hoje ao concluir este trabalho acadêmico infelizmente não posso contar com sua presença, pois já não se encontra entre nós, mas por meio de seu espírito sempre me deu forcas para continuar em frente.

As minhas filhas Ananda e Amili Alcântara Belo, por serem, uma das grandes razões do meu viver, me deram todo o incentivo que eu precisava para chegar ao fim deste árduo período de vida acadêmica.

Aos meus amigos e professores que me apoiaram e me deram força para que chegasse até a minha formação.

Em especial a minha filha Ananda Alcântara Belo que sempre foi o meu incentivo para continuar lutando, para que no futuro ela possa ter-me como exemplo e venha a absorver um conhecimento bem maior que o meu.

António Belo

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus pai eterno glorioso, que em sua sabedoria sempre me amparou e me mostrou o caminho da simplicidade e sinceridade.

Ao prefeito João Ricardo de Oliveira pelo apoio na concretização desse sonho, que é meu curso de nível superior.

A meus colegas de turma pelo incentivo, ajuda e apoio em nossa caminhada.

Aos meus parceiros de TCC Nerinha e Jaqueline por terem me aceitado em seu grupo e me suportado com paciência durante essa caminhada.

A professora Denise Ramos que por meio das disciplinas que ministrou me ajudou a desenvolver bastante o meu conhecimento intelectual.

Ao professor e orientador André Luiz Reis por me mostrar o caminho do conhecimento, tirando as duvidas para que chegasse ao fim deste trabalho de conclusão de curso com muito êxito.

A todos os outros professores por terem nos transmitido o saber acadêmico, suas experiências profissionais e pessoais contribuindo para o enriquecimento e alargamento de meus horizontes.

A duas colegas de turma em especial, Cleonice Magno e Silvia Cristina Viana que sempre me deram apoio e incentivo para continuar nessa longa e árdua caminhada.

António Belo

AGRADECIMENTOS

Ao iniciar este curso percebi que o desafio seria muito grande, nos momentos de dificuldades até pensei que não fosse conseguir concluí-lo, mas foi ai que sentias bênçãos do Senhor em minha vida sempre dando-me coragem e fazendo de mim uma vencedora. Por isso, agradeço primeiramente a esse grande Deus que sempre esteve presente em minha vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com