TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucessos de sucessão ecológica e seus principais biomas do mundo

Projeto de pesquisa: Sucessos de sucessão ecológica e seus principais biomas do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Neste trabalho pesquisado será explicada com êxito a sucessão ecológica e os seus principais biomas do mundo.

E abordarão juntamente os fatores que afetam os ecossistemas, grandes biomas do mundo, domínios morfoclimáticos e principais biomas brasileiros e os ecossistemas aquáticos.

Sucessões ecológicas

As sucessões ecológicas podem ser caracterizadas a partir do potencial de adaptação de comunidades pioneiras em ambientes anteriormente inabitados, ou pela substituição destas por outras, com melhor tendência ao equilíbrio, estabelecendo comunidade clímax de acordo com os fatores abióticos: temperatura, umidade, insolação, pluviosidade e outros, perdurando por várias décadas, alguns séculos ou milhares de anos.

Normalmente, as espécies colonizadoras são as gramíneas ou demais plantas de pequeno porte, com esporos ou sementes transportados pelos ventos, se instalando em locais inóspitos, suportando as adversidades climáticas (solo pouco estável, escassez de água e calor intenso), abrindo caminho para a povoação de outros organismos.

Sucessão primária

Aquela que ocorre em regiões estéreis (sem vida), por exemplo, terrenos cobertos pelo extravasamento e escoamento de lava, rochas expostas por recuo de geleiras, ilhas vulcânicas ou dunas de areias.

Sucessão Secundária

Nos locais já habitados cujo equilíbrio foi rompido devido alterações ambientais drásticas, causadas ou não pelo ser humano.

Essa condição configura o cenário observado em plantações abandonadas, matas destruídas por incêndios e lagos que secaram, sendo a vegetação parcialmente ou completamente destruída.

Bioma

É uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

A palavra bioma (de bios = vida e Omã = grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”.

Em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.

Principais tipos de biomas

Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secos e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres.

Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres:

Os produtores (vegetais), os consumidores (animais), e os decompositores (fungos, bactérias).

Fatores que afetam os ecossistemas

1. Insolação

Um dos fatores que determinam as condições de vida nas diferentes regiões da Terra é a insolação, isto é, a quantidade de radiação solar que atinge a superfície terrestre. A insolação depende de dois atores principais: latitude e inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao ângulo de incidência dos raios solares.

Na linha do equador os feixes de radiação solar incidem quase perpendicularmente à superfície terrestre, enquanto nas regiões situadas em latitudes crescentes, para o norte e para o sul, os feixes incidem obliquamente, devido à curvatura da Terra. Consequentemente, no equador, a mesma quantidade de energia solar se distribui em uma área menor de superfície terrestre que junto dos pólos; por isso, no equador, a mesma quantidade de energia solar aquece mais determinada área da superfície que nos pólos.

2. Circulação de energia na atmosfera

A atmosfera desempenha um papel fundamental na manutenção do clima da Terra. Ela funciona como uma manta gasosa que retém o calor irradiado pela superfície, mantendo a temperatura relativamente elevada. Esse fenômeno, denominado efeito estufa, é fundamental para a vida na Terra. Muitos cientistas acreditam que o efeito estufa está se intensificando devido à poluição atmosférica, ocasionando um aquecimento do planeta maior do que o normal.

3. As correntes oceânicas

As águas de superfície dos oceanos estão em constante movimento. As águas oceânicas que possuem em seu movimento uma direção razoavelmente constante fazem parte das chamadas correntes oceânicas. O sentido das correntes oceânicas é determinado por diversos fatores, dentre estes a interferência de ventos e a diferenciação entre densidades e salinidade das águas de certas regiões oceânicas. As correntes também variam de acordo com a localidade em que se apresentam no globo. As correntes situadas abaixo da linha do equador possuem sentido anti-horário, opostamente às correntes situadas acima da linha do equador. Já nas regiões oceânicas adjacentes a esta linha, as correntes direcionam-se em sentidos opostos. As temperaturas das correntes oceânicas podem variar de acordo com sua origem. Assim, correntes que se orientam dos pólos até as regiões mais próximas ao equador possuem temperaturas mais baixas, e correntes que partem do equador para os pólos são correntes quentes.

4. O solo

*Intemperismo-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com