TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Tese: Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 1

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Para um bom gestor nem sempre fazer seu trabalho é o suficiente, no dia a dia é preciso se expressar de uma boa forma comunicativa e manter uma boa relação com seus colaboradores e clientes procurando entender as dificuldades tomando uma rápida solução para resolver e ajudar nos problemas, buscando com isso um ambiente de trabalho favorável e bem sucedido deixando todos motivados, com isso tendo um trabalho mais produtivo.

Os tópicos abaixo são os principais pontos positivos que um gestor deve seguir.

• Se planejar, fixar objetivo;

• Analisar, conhecer os problemas e soluciona-los;

• Organizar e colocar recursos;

• Liderar, comunicar-se, dirigir e motivar as pessoas;

• Negociar;

• Tomar decisões rápidas e precisas;

• Controlar, mensurar e avaliar

• Ética.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário.

*Conceito de empresa

é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do sector primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anônimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

*Gestor

Sendo o gestor alguém pertencente à organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão, torna-se agora mais fácil encontrar um conceito que o identifique.

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, afim de atingir os referidos objetivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais. Concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controle.

*Empresário.

O empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.

Refere-se ao profissional que exerce uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

As empresas tem como definição sistemas abertos, pelo inter-relacionamento entre diversas áreas externas e internas que afetam seu comportamento, uma organização precisa ter todos os seus setores em pleno funcionamento e comunicação, para que ela possa atingir seus objetivos.

4. O que é missão, visão e valores organizacionais.

• A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.

• A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforçoes individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado.

• Quando falamos em valores, estamos falando sobre princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com